Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3450

Keywords:

Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais.

Abstract

A ecocapacitação tem uma articulação da tríade homem-natureza-sociedade, com o objetivo de alcançar a educação ambiental e sustentável. Transdisciplinaridade é o estudo do todo, dentro e entre disciplinas, em suas nuances, relações e correlações. O jardim é um escopo sistêmico global, espaço de vida e tempo, um laboratório de aprendizagem. Dessa forma, o artigo apresentado tem uma configuração metodológica por meio de um estudo teórico-bibliográfico, que conceitua e define a ecoformação, a transdisciplinaridade e a horta na escola, como cenário potencial para o processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de formar alunos de forma biofílica. Assim, destaca a horta nas escolas de educação infantil como um espaço que estimula o ensino-aprendizagem e a formação integral dos alunos, ao mesmo tempo em que envolve a ação conjunta entre alunos, professores e comunidade escolar por meio de práticas transdisciplinares e ecoformativas

Author Biographies

Claudinéia Aparecida Alves Buch, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação Básica (UNIARP). Professora da Rede Pública Municipal de União da Vitória-PR.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (PUCPR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN) e do Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia (UFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Progrma de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí).

References

ARENHALDT, Rafael. Horta escolar: uma estratégia pedagógica de EcoAlfabetiza-ção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012 (Projeto de Pesquisa). Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio Aplicação Departamento de Humanida-des Área das Séries Iniciais. Porto Alegre, 2012.

CAMARGO, Camila. História de vida em uma horta escolar: reflexões sobre os fa-zeres em educação em Geografia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Uni-versidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CARVALHO, Núbia Patielle Assis. Horta Escolar: Contribuições da interdisciplinari-dade e de atividades investigativas para a alfabetização científica. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás, 2016.

DITTRICH, A criatividade na teoria do corpo - criante; um ponto de partida à transdis-ciplinaridade e à inovação no ensinar. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (coord.). Formação Docente e Pesquisa Transdisciplinar: Criar e Inovar com outra consciência. 2011. Nova Letra, Gráfica & Editora, Blumenau, 2011. p.99-122.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Athas S.A., 2012.

LORENZI, Karina Smaria de. Em diálogo: As hortas e a agroecologia em unidades educativas do Bairro Armação do Pântano do Sul- Florianópolis. 2022. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

MALLART, Joan. Ecoformação: Além da educação ambiental. In: TORRE, Saturnino de la.; PUJOL, Maria Antonia.; MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e Ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008. p. 235-260.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinari-dade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práti cas educacionais. São Paulo: ProLíbera, 2008.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Colab.). Transdisciplina-ridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Cam-pinas: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: TRIOM, 2018.

PERUZZO, Marcela Pesci. Histórias de vida em uma horta escolar: reflexões sobre fazeres em educação em geografia. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília (DF), 2020.

PINEAU, Gastão. Estratégias Universitárias de Investigação Transdisciplinar em For-mação. In: TORRE, Saturnino de la.; PUJOL, Maria Antonia.; MORAES, M. C. Trans-disciplinaridade e Ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

SCHMITT, Lilian Alves. Aprender na horta urbana: práticas e experiências em co-munidade. 2021. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/arti-cle/view/13428 Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Aline Fabiane da. Determinantes da pesquisa e continuidade das hortas escolares em São Carlos- SP segundo diretores e professores municipais.2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, 2022.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Universidade em contexto de supercomplexidade: Práticas pedagógicas em movimiento. In: TORRE, Saturnino de La; ZWIERE-WICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação docente e pesquisa transdisciplinar - criar e inovar com outra consciência. Blumenau, p. 201- 218, 2011.

TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2008.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene e TORRE, Saturnino de la. Uma escola para o século XXI: Escolas criativas e resiliências na educação. Florianópolis: Editora Insular, 2009.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: TORRE Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis. p. 153-176, 2013.

UJIIE, Nájela Tavares. Abordagem CTS e Formação de Professores em Contexto: asserção, ação interdisciplinar e educação da infância. Curitiba-PR: CRV, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene. Formação Docente transdisciplinar na metodologia dos pro-jetos criativos ecoformadores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (coord.). Formação Docente e Pesquisa Transdis-ciplinar: Criar e Inovar com outra consciência. 2011. Nova Letra, Gráfica & Editora, Blumenau, 2011. p.141-158.

ZWIEREWICZ, Marlene; SIMÃO Vera Lúcia; SILVA, Vera Lúcia de Souza (Org). Ecoformação de Professores com Polinização de Escolas Criativas. Caçador: UNIARP, 2019.

Published

2024-03-19

How to Cite

Buch, C. A. A., Blaszko, C. E., & Ujiie, N. T. (2024). Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education. Professare, 13(00), e3450. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3450

Issue

Section

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

Most read articles by the same author(s)