Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3450Palabras clave:
Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais.Resumen
A ecoformação tem articulação tríade homem-natureza-sociedade, com intuito do alcance de uma educação ambiental e sustentável. A transdisciplinaridade é o estudo do todo, dentre e entre as disciplinas, em suas nuances, relações e correlações. A horta é um âmbito sistêmico global, espaço-tempo vivo, laboratório de aprendizagens. Por essa via, o artigo apresentado tem configuração metodológica por um estudo teórico-bibliográfico, o qual conceitua e define ecoformação, transdisciplinaridade e a horta na escola, como cenário potencial para o processo ensino-aprendizagem dos anos inciais do ensino fundamental, tendo por objetivo a formação integral dos estudantes numa correlação biófila. Assim, evidencia a horta na escola de anos iniciais do ensino fundamental como um espaço dinamizador de ensino-aprendizagem e de formação integral do estudante, ao passo que envolve a ação conjunta entre estudantes, professores e comunidade escolar por meio de práticas transdisciplinares e ecoformadoras.
Palavras-chave: Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais.
ABSTRACT
Ecotraining has a man-nature-society triad articulation, with the aim of achieving environmental and sustainable education. Transdisciplinarity is the study of the whole, within and between disciplines, in their nuances, relationships and correlations. The garden is a global systemic scope, living space-time, a learning laboratory. In this way, the article presented has a methodological configuration through a theoretical-bibliographical study, which conceptualizes and defines eco-training, transdisciplinarity and the garden at school, as a potential scenario for the teaching-learning process in the initial years of elementary school, with the objective the comprehensive training of students in a biophilic correlation. Thus, it highlights the garden in early years schools as a space that stimulates teaching-learning and comprehensive student training, while involving joint action between students, teachers and the school community through transdisciplinary and eco-training practices.
Keywords: Ecotraining. Transdisciplinarity. Vegetable garden. Early Years.
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