Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3450

Palabras clave:

Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais.

Resumen

A ecoformação tem articulação tríade homem-natureza-sociedade, com intuito do alcance de uma educação ambiental e sustentável. A transdisciplinaridade é o estudo do todo, dentre e entre as disciplinas, em suas nuances, relações e correlações. A horta é um âmbito sistêmico global, espaço-tempo vivo, laboratório de aprendizagens. Por essa via, o artigo apresentado tem configuração metodológica por um estudo teórico-bibliográfico, o qual conceitua e define ecoformação, transdisciplinaridade e a horta na escola, como cenário potencial para o processo ensino-aprendizagem dos anos inciais do ensino fundamental, tendo por objetivo a formação integral dos estudantes numa correlação biófila. Assim, evidencia a horta na escola de anos iniciais do ensino fundamental como um espaço dinamizador de ensino-aprendizagem e de formação integral do estudante, ao passo que envolve a ação conjunta entre estudantes, professores e comunidade escolar por meio de práticas transdisciplinares e ecoformadoras.  

Palavras-chave: Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais.

 

ABSTRACT

Ecotraining has a man-nature-society triad articulation, with the aim of achieving environmental and sustainable education. Transdisciplinarity is the study of the whole, within and between disciplines, in their nuances, relationships and correlations. The garden is a global systemic scope, living space-time, a learning laboratory. In this way, the article presented has a methodological configuration through a theoretical-bibliographical study, which conceptualizes and defines eco-training, transdisciplinarity and the garden at school, as a potential scenario for the teaching-learning process in the initial years of elementary school, with the objective the comprehensive training of students in a biophilic correlation. Thus, it highlights the garden in early years schools as a space that stimulates teaching-learning and comprehensive student training, while involving joint action between students, teachers and the school community through transdisciplinary and eco-training practices.

Keywords: Ecotraining. Transdisciplinarity. Vegetable garden. Early Years.

Biografía del autor/a

Claudinéia Aparecida Alves Buch, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação Básica (UNIARP). Professora da Rede Pública Municipal de União da Vitória-PR.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (PUCPR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN) e do Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia (UFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Progrma de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí).

Citas

ARENHALDT, Rafael. Horta escolar: uma estratégia pedagógica de EcoAlfabetiza-ção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012 (Projeto de Pesquisa). Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio Aplicação Departamento de Humanida-des Área das Séries Iniciais. Porto Alegre, 2012.

CAMARGO, Camila. História de vida em uma horta escolar: reflexões sobre os fa-zeres em educação em Geografia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Uni-versidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CARVALHO, Núbia Patielle Assis. Horta Escolar: Contribuições da interdisciplinari-dade e de atividades investigativas para a alfabetização científica. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás, 2016.

DITTRICH, A criatividade na teoria do corpo - criante; um ponto de partida à transdis-ciplinaridade e à inovação no ensinar. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (coord.). Formação Docente e Pesquisa Transdisciplinar: Criar e Inovar com outra consciência. 2011. Nova Letra, Gráfica & Editora, Blumenau, 2011. p.99-122.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Athas S.A., 2012.

LORENZI, Karina Smaria de. Em diálogo: As hortas e a agroecologia em unidades educativas do Bairro Armação do Pântano do Sul- Florianópolis. 2022. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

MALLART, Joan. Ecoformação: Além da educação ambiental. In: TORRE, Saturnino de la.; PUJOL, Maria Antonia.; MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e Ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008. p. 235-260.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinari-dade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práti cas educacionais. São Paulo: ProLíbera, 2008.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Colab.). Transdisciplina-ridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Cam-pinas: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: TRIOM, 2018.

PERUZZO, Marcela Pesci. Histórias de vida em uma horta escolar: reflexões sobre fazeres em educação em geografia. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília (DF), 2020.

PINEAU, Gastão. Estratégias Universitárias de Investigação Transdisciplinar em For-mação. In: TORRE, Saturnino de la.; PUJOL, Maria Antonia.; MORAES, M. C. Trans-disciplinaridade e Ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

SCHMITT, Lilian Alves. Aprender na horta urbana: práticas e experiências em co-munidade. 2021. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/arti-cle/view/13428 Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Aline Fabiane da. Determinantes da pesquisa e continuidade das hortas escolares em São Carlos- SP segundo diretores e professores municipais.2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, 2022.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Universidade em contexto de supercomplexidade: Práticas pedagógicas em movimiento. In: TORRE, Saturnino de La; ZWIERE-WICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação docente e pesquisa transdisciplinar - criar e inovar com outra consciência. Blumenau, p. 201- 218, 2011.

TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2008.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene e TORRE, Saturnino de la. Uma escola para o século XXI: Escolas criativas e resiliências na educação. Florianópolis: Editora Insular, 2009.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: TORRE Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis. p. 153-176, 2013.

UJIIE, Nájela Tavares. Abordagem CTS e Formação de Professores em Contexto: asserção, ação interdisciplinar e educação da infância. Curitiba-PR: CRV, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene. Formação Docente transdisciplinar na metodologia dos pro-jetos criativos ecoformadores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (coord.). Formação Docente e Pesquisa Transdis-ciplinar: Criar e Inovar com outra consciência. 2011. Nova Letra, Gráfica & Editora, Blumenau, 2011. p.141-158.

ZWIEREWICZ, Marlene; SIMÃO Vera Lúcia; SILVA, Vera Lúcia de Souza (Org). Ecoformação de Professores com Polinização de Escolas Criativas. Caçador: UNIARP, 2019.

Publicado

2024-03-19

Cómo citar

Buch, C. A. A., Blaszko, C. E., & Ujiie, N. T. (2024). Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education. Professare, 13(00), e3450. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3450

Número

Sección

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

Artículos más leídos del mismo autor/a