PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN THE EARLY YEARS AND DIGITAL TECHNOLOGIES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3674Palabras clave:
Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, PandemiaResumen
O presente estudo busca refletir acerca das práticas metodológicas atuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no seu papel de romper com fronteiras puramente técnicas, para avançar na formação de um aluno reflexivo, crítico, ético e transformador. Com o objetivo de discutir a importância da utilização dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizada como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. Constata-se como o processo ensino ainda está focado na metodologia tradicional, que desestimula a vontade de aprender, já que não atende mais às necessidades dos alunos neste novo tempo. Além disso, há desafios internos e externos que o discente enfrenta, podendo ser um agravante na aprendizagem.
Palavras chave: Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas. Pandemia.
Abstract
The present study seeks to reflect on current methodological practices in the Initial Years of Elementary School and its role in breaking with purely technical boundaries, to advance in the formation of a reflective, critical, ethical and transformative student. With the aim of discussing the importance of using technological resources in pedagogical practices in the Initial Years of Elementary School. Documentary and bibliographical research was used as a methodology. It can be seen how the teaching process is still focused on traditional methodology, which discourages the desire to learn, as it no longer meets the needs of students in this new era. Furthermore, there are internal and external challenges that the student faces, which can be an aggravating factor in learning.
Keywords: Digital technologies. Pedagogical practices. Pandemic.
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