PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN THE EARLY YEARS AND DIGITAL TECHNOLOGIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3674

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, Pandemia

Resumo

O presente estudo busca refletir acerca das práticas metodológicas atuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no seu papel de romper com fronteiras puramente técnicas, para avançar na formação de um aluno reflexivo, crítico, ético e transformador. Com o objetivo de discutir a importância da utilização dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizada como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. Constata-se como o processo ensino ainda está focado na metodologia tradicional, que desestimula a vontade de aprender, já que não atende mais às necessidades dos alunos neste novo tempo. Além disso, há desafios internos e externos que o discente enfrenta, podendo ser um agravante na aprendizagem.

Palavras chave: Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas. Pandemia.

 Abstract

 The present study seeks to reflect on current methodological practices in the Initial Years of Elementary School and its role in breaking with purely technical boundaries, to advance in the formation of a reflective, critical, ethical and transformative student. With the aim of discussing the importance of using technological resources in pedagogical practices in the Initial Years of Elementary School. Documentary and bibliographical research was used as a methodology. It can be seen how the teaching process is still focused on traditional methodology, which discourages the desire to learn, as it no longer meets the needs of students in this new era. Furthermore, there are internal and external challenges that the student faces, which can be an aggravating factor in learning.

Keywords: Digital technologies. Pedagogical practices. Pandemic.

Referências

BAADE, J. H., GABIEC, C. E., CARNEIRO, F. K., MICHELUZZ, S. C. P., & MEYER, P. A. R. (2020). Professores da Educação Básica no Brasil em Tempos de Covid-19. HOLOS, 5, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910 Acesso em 23 dez. 2020.

BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 124–131, 2020. Disponível em: Vista do Tecnologia na educação (ufjf.br) . Acesso em: 8 nov. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. TV e Informática na Educação. Brasília, SEED, 1998. Disponível em: me002689.pdf (dominiopublico.gov.br) Acesso em: 8 nov. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 1. ed. – 2020, versão Livro Digital, formato pdf, n° de pág.600. Disponível em: BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf (mec.gov.br). Acesso em: 7 nov. 2022.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, nova finalidades. In: COOL, César; MONEREO, Carles (e col.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DOLAN, E. L.; COLLINS, J. P. We must teach more effectively: here are four ways to get started. Molecular Biology of the Cell, 26(12), 2151-2155. 2015. DOI: https://doi.org/10.1091/mbc. E13-11-0675 Acesso em: 24 jan. 2024.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origens e evolução, módulo VII. Universidade Federal da Fronteira Sul, 2010. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graducao/repositorio-de-arquivos/arquivos-do-programa-de-formacao/modulo-vii-pesquisa-qualitativa-parte-ii Acesso em: 3 set. 2021.

QUEIROZ, Michele Gomes de Queiroz; FILHO, Samuel Brasileiro. A Tecnologia como ferramenta didática no processo de alfabetização de crianças. Society and Development, Universidade Federal de Itajubá, Brasil, vol. 8, núm. 8, p. 1-10, junho, 2019. Disponível em: A Tecnologia como ferramenta didática no processo de alfabetização de crianças (redalyc.org) Acesso em: 8 nov. 2022.

MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.

SANTOS, Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana dos. As novas tecnologias e suas implicações na superação das dificuldades de aprendizagem: um enfoque à informática como recurso pedagógico. Revista Processando o Saber, Praia Grande, p. 44-59, junho, 2020. Disponível em: Vista do As novas tecnologias e suas implicações na superação das dificuldades de aprendizagem (fatecpg.edu.br) Acesso em: 8 nov. 2022.

SOUZA, Diego. 10 aplicativos para ajudar na sala de aula. Canaltech, [s.l], 30 de abril de 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/ios/dia-do-professor-10-aplicativos-para-ajudar-na-sala-de-aula/ Acesso em: 8 nov. 2022.

SOUZA, Mariana Aranha de.; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.2, p.708-721, 2017. Disponível em: Vista do Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental (unesp.br) Acesso em: 8 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

Jucemar dos Santos, P., Dias de Oliveira, E., Corrêa, S. de S., Zluhan , M. R., & Alves, C. (2025). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS : TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN THE EARLY YEARS AND DIGITAL TECHNOLOGIES. Professare, 13(00), e3674. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3674

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)