TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS E EGRESSOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
THE PROFESSIONAL PATH OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS: THE PERCEPTION OF PRODUCTION ENGINEERING UNDERGRADUATES AND GRADUATES
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3340Keywords:
Jovens universitários, Inserção Profissional, Trajetória profissionalAbstract
Este estudo objetiva analisar a percepção de jovens universitários recém formados e concluintes do curso de Engenharia de Produção de uma Instituição Federal do Sul de Minas, no que tange à inserção e à trajetória profissional. É um estudo qualitativo-descritivo, realizado por meio de estudo de caso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados e de análise de conteúdo como técnica de análise. Ao longo das entrevistas foram abordados temas como a formação acadêmica, as dificuldades enfrentadas durante o curso e as primeiras experiências profissionais, bem como as possibilidades e os caminhos profissionais considerados. Os resultados revelaram que a maioria dos entrevistados conseguiu se inserir no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Supply Chain, tecnologia e manufatura. Além disso, destacou-se a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de comunicação ao longo da graduação, bem como a busca por um ambiente de trabalho alinhado aos valores pessoais, com oportunidades de crescimento. Evidenciou-se a necessidade de atenção das instituições de ensino superior e das empresas em relação às demandas dos jovens universitários, visando o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, em um contexto no qual trajetórias verticais ou lineares não correspondem à realidade da maioria dos jovens. Em suma, esse estudo contribui para a compreensão das trajetórias de jovens graduandos e recém-formados, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas e práticas que impulsionem o crescimento e o sucesso desses profissionais no mercado de trabalho.
Palavras-Chave: Jovens universitários. Inserção profissional. Trajetória profissional.
Abstract: The aim of this study is to analyze the perceptions of young university graduates and graduates of the Production Engineering course at a Federal Institution in the south of Minas Gerais, with regard to professional insertion and career paths. It is a qualitative-descriptive study, carried out by means of a case study, using semi-structured interviews for data collection and content analysis as an analysis technique. During the interviews, topics such as academic training, the difficulties faced during the course and the first professional experiences were addressed, as well as the possibilities and career paths considered. The results showed that most of the interviewees were able to enter the job market, especially in the areas of supply chain, technology and manufacturing. In addition, the importance of developing socio-emotional and communication skills throughout graduation was highlighted, as well as the search for a work environment aligned with personal values, with opportunities for growth. It highlighted the need for higher education institutions and companies to pay attention to the demands of young university students, with a view to improving their academic and professional training, in a context in which vertical or linear trajectories do not correspond to the reality of most young people. In short, this study contributes to understanding the trajectories of young undergraduates and recent graduates, providing support for the development of policies and practices that boost the growth and success of these professionals in the job market.
Keywords: Young university students. Professional insertion. Career.
References
ALMEIDA, A. J.; MARQUES, M. A.; ALVES, N. Carreiras profissionais: novos caminhos para as relações de trabalho? IV Congresso Português de Sociologia, Anais... Lisboa, 2000.
BARBOSA, J. K. D.; LARA, S. de M.; PAIVA, K. C. M. O tempo é o mesmo para todos? Um estudo sobre percepções temporais com jovens trabalhadores de São Paulo (SP) e Curitiba (CR). Revista Economia & Gestão, v. 20, n. 55, p. 5-23, 2020. D.O.I.: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p5-23
BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO; A. C. Trajetória Acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 153–166, 2003.
CORSEUIL, C. H. L.; FRANCA, M. P.; POLOPONSKY, K. A inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho num contexto de recessão. Novos Estudos Cebrap, v.39, n.3, p. 501-520, 2020. D.O.I.: https://doi.org/10.25091/s01013300202000030003
FARIAS, J. A. C.; GUIMARÃES, R. F. Engenheiros de produção no brasil: lacunas e desafios da formação e inserção no mercado de trabalho. Revista Produção Online, v. 21, n. 2, p. 1-16, 2021.
FURLONG, A. The changing landscape of youth and young adulthood. In: FURLONG, A. (ed.). Handbook of youth and young adulthood (p. 3-11). 2ª ed. New York: Routledge International Handbooks, 2016.
GUIMARÃES, N. A. Os Jovens Brasileiros e o Trabalho: Desafios que se atualizam. Novos Estudos Cebrap, v.39, n.3, p. 465-473, 2020. D.O.I.: https://doi.org/10.25091/s01013300202000030001 .
GUIMARÃES, N. A.; BRITO, M. M. A.; COMIM, A. A. Trajetórias e transições entre os jovens brasileiros: pode a expansão eludir as desigualdades? Novos Estudos Cebrap, v.39, n.3, p.475-498, 2020. D.O.I.: https://doi.org/10.25091/s01013300202000030002
KILIMNIK, Z. M.; CASTILHO, A. T.; SANT'ANNA, M. C. Carreiras em transformação e seus paradoxais reflexos nos indivíduos: metáforas de carreira e de competências. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 2, p. 257-280, 2006.
MANSKE, L. P.; DIAS, M. S. L. Os sentidos e os significados do trabalho: uma reflexão sobre a inserção profissional dos egressos de engenharia. In.: DIAS, M. S. L. (org.) Lev Vygotsky: uma leitura (inter)disciplinar. Porto Alegre: Editora FI, p. 69-84. 2020.
MARQUES, A. P. Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 78, p. 43-60, 2015.
MELO, M. R.; ANJO, J. E. S.; BOLZAN, R. S.; MARTINS-SILVA, P. O. “Confesso Que...”: Um Estudo sobre Barreiras, Autogerenciamento e Vivências de Carreira de Universitários durante a Pandemia Covid-19. Revista Eletrônica de Administração, v. 28, p. 770-800, 2022. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/1413-2311.368.124458
MORAES, J. P.; BUCCO, G. B.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; MENDES COSTA, S. D. A Inserção Profissional dos Egressos do Curso de Administração no Brasil: Análise do Perfil, Formação e Trabalho e Proposição de uma Tipologia de Inserção Brasileira. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 12, n. 2, p. e3113-e3113, 2023. D.O.I.: https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3113
MORAES, J. P.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S. Juventude, formação e trabalho: aproximando as teorias de inserção profissional e school-to-work. Educação e Sociedade, v. 42, e223807, p. 1-14, 2021. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/ES.223807
MORENO, P. F., SOARES, A. B. O que vai acontecer quando eu estiver na universidade? Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia, v. 45, p. 114-127, 2014.
OLIVEIRA, C. L.; DIAS, A. M. A. Carreiras e trajetórias de jovens universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 15, n. 2, p. 147-157, 2014.
PAIS, J. M. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2005.
PICANÇO, F. S. Juventude e trabalho decente no brasil: uma proposta de mensuração. Caderno CRH, v. 28, n. 75, p. 569-590, 2015. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/S0103-49792015000300008
REIS, M. Uma Análise da Transição dos Jovens Para o Primeiro Emprego no Brasil. Revista Brasileira de Economia, v.69, n.1, p. 125-143, 2015. D.O.I.: https://doi.org/10.5935/0034-7140.20150006
RIBEIRO, J. E. M.; SIQUEIRA, A. M. O.; ARAÚJO, W. R. M.; ANDRADE, R. F. C.; ANDRADE, A. O. Empregabilidade de engenheiros recém graduados: um estudo de caso. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 1, p. 13770-01e, 2022. D.O.I.: https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss1pp13770-01e
ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; PICCININI, V. Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n.2, p. 44-75, 2012. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000200003
VARGAS, J. Sem perder a majestade: "profissões imperiais" no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carlos Daniel Lourençon, Jane Kelly Dantas Barbosa, Isabel Cristina da Silva Arantes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).