PRÁTICAS DE MARKETING RELACIONAL EM LOJAS DE GAMES: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL

RELATIONAL MARKETING PRACTICES IN GAMES STORES: A STUDY ON THE PERCEPTION OF STUDENTS OF A FEDERAL INSTITUTION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i2.2589

Palabras clave:

Marketing de relacionamento. Práticas Relacionais. Retenção de clientes. Customer Relationship Management.

Resumen

A pesquisa apresenta um estudo acerca da percepção dos alunos de uma Instituição Federal de ensino sobre as práticas de marketing de relacionamento adotadas por varejistas de jogos eletrônicos. A abrangência do estudo considera o universo de lojas físicas instaladas na cidade de Caxias do Sul – RS, como também lojas que realizam vendas por meio online. O procedimento metodológico utilizou abordagem quantitativa, de objetivo descritivo, como procedimento técnico utilizou uma Survey. A amostra foi composta por duzentos e vinte e seis os respondentes da pesquisa, e os resultados do estudo apontaram que as práticas de marketing relacional são mais percebidas em alunos que efetuam compras em lojas online. Os resultados da pesquisa possibilitaram também o levantamento de características do comportamento de compra dos alunos, como as suas categorias de jogos preferidas, plataformas e marcas de console em que jogam habitualmente.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1993), Especialização em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (1995), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Especialização em Dinâmica dos Grupos pela SBDG/FATO (2016) e Especialização em Docência do Ensino Técnico pelo SENAC-SP (2020). Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Gestão pelo IFRN (2020). Atualmente é docente dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando no campus Caxias do Sul, nos níveis Técnico e Superior; sendo também a Coordenadora da Coordenadoria de Extensão do campus.

Rodrigo Dullius, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Su

Possui Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela UNIVATES. Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UCS e Gestão Universitária pela UNIVATES. Mestrado em Administração pela UFRGS. Doutorado em Educação pela UNISINOS. Atualmente é professor do IFRS Campus Caxias do Sul. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administração Financeira.

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

KUCHERTT, A. .; FAGHERAZZI PIZZOLI, M. de F. .; GANZER, P. P.; DULLIUS, R. PRÁTICAS DE MARKETING RELACIONAL EM LOJAS DE GAMES: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL: RELATIONAL MARKETING PRACTICES IN GAMES STORES: A STUDY ON THE PERCEPTION OF STUDENTS OF A FEDERAL INSTITUTION. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 2, p. 93–114, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i2.2589. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2589. Acesso em: 22 dic. 2024.

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