O OLHAR DA PESQUISADORA SOBRE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL
THE RESEARCHER'S VIEW ON HER INTELLECTUAL TRAJECTORY
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2961Keywords:
Linguagem. Pesquisa. Introspecção.Abstract
O presente texto é resultado de pesquisa e reflexão sobre a identidade linguística da pesquisadora. Formada a partir de uma trajetória peculiar, a mesma é apresentada por meio de comparação de dados com pesquisas anteriores, desenvolvidas por outros pesquisadores da região, acerca dos falares regionais do oeste de Santa Catarina. E, se propõe a descrever o contexto multilinguístico vivenciado durante o período da primeira infância e adolescência. Ao refletir sobre sua trajetória, a professora identifica influências e confluências que compõem sua identidade linguística e as observa no contexto da docência identificando a presença, ainda que ocasional, de características linguísticas do período de aquisição da fala e escrita. O estudo é a primeira etapa de um projeto de observação das características e peculiaridades das manifestações orais no espaço acadêmico. Nesse sentido, introduz a discussão que será ampliada por um segundo texto, a ser publicado em breve, e que traz uma pesquisa e observação das manifestações de comunicação oral em turma de mestrado na qual a professora atuou no contexto pandêmico com a transição das presenciais para as síncronas. O estudo não se pretende conclusivo, e sim, mais um passo no sentido de maior compreensão do processo de comunicação humana.
Palavras chave: Linguagem. Pesquisa. Introspecção.
ABSTRACT
This text is the result of a research and a reflection about the researcher's linguistic identity. Built up from a peculiar pathway, it is presented in comparison with data provided by other previous researchers from the same region (Santa Catarina’s Westside). The purpose of this study is to describe the multilingual context that was experienced by the professor in her early years and adolescence. Thinking about her trajectory, she identifies influences and confluences that are part of her linguistic identity and observe them in the teaching process identifying the presence, event eventual, of característics observed in childhood and teenage years. The study is the first part of a project that observes characterics of oral communication in academic spaces. This way, it initiates the discussion that will be continued in a second text, that will be published soon, bringing a research on oral communication in a mastership program class in which the professor worked during the pandemic times and the transition from presencial classes into synchronous classes. This study does not intend to be conclusive, but another step to better comprehension about human communication.
Keywords: Language. Research. Insight.
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