O OLHAR DA PESQUISADORA SOBRE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL

THE RESEARCHER'S VIEW ON HER INTELLECTUAL TRAJECTORY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2961

Palabras clave:

Linguagem. Pesquisa. Introspecção.

Resumen

O presente texto é resultado de pesquisa e reflexão sobre a identidade linguística da pesquisadora. Formada a partir de uma trajetória peculiar, a mesma é apresentada por meio de comparação de dados com pesquisas anteriores, desenvolvidas por outros pesquisadores da região, acerca dos falares regionais do oeste de Santa Catarina. E, se propõe a descrever o contexto multilinguístico vivenciado durante o período da primeira infância e adolescência. Ao refletir sobre sua trajetória, a professora identifica influências e confluências que compõem sua identidade linguística e as observa no contexto da docência identificando a presença, ainda que ocasional, de características linguísticas do período de aquisição da fala e escrita. O estudo é a primeira etapa de um projeto de observação das características e peculiaridades das manifestações orais no espaço acadêmico. Nesse sentido, introduz a discussão que será ampliada por um segundo texto, a ser publicado em breve, e que traz uma pesquisa e observação das manifestações de comunicação oral em turma de mestrado na qual a professora atuou no contexto pandêmico com a transição das presenciais para as síncronas. O estudo não se pretende conclusivo, e sim, mais um passo no sentido de maior compreensão do processo de comunicação humana.

Palavras chave: Linguagem. Pesquisa. Introspecção.

 

ABSTRACT

This text is the result of a research and a reflection about the researcher's linguistic identity. Built up from a peculiar pathway, it is presented in comparison with data provided by other previous researchers from the same region (Santa Catarina’s Westside). The purpose of this study is to describe the multilingual context that was experienced by the professor in her early years and adolescence. Thinking about her trajectory, she identifies influences and confluences that are part of her linguistic identity and observe them in the teaching process identifying the presence, event eventual, of característics observed in childhood and teenage years. The study is the first part of a project that observes characterics of oral communication in academic spaces. This way, it initiates the discussion that will be continued in a second text, that will be published soon, bringing a research on oral communication in a mastership program class in which the professor worked during the pandemic times and the transition from presencial classes into synchronous classes. This study does not intend to be conclusive, but another step to better comprehension about human communication.

Keywords: Language. Research. Insight.

Biografía del autor/a

Soeli Staub Zembruski, FACVEST-Lages/SC

Pós-doutora em Letras pela UFPR, mestre e doutora em Estudos da Tradução pela UFSC. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa e graduada em Letras Português-Inglês. Professora efetiva da SED SC e professora permanente no mestrado em Práticas Transculturais - UNIFACVEST Lages SC. ORCID 0000-000203079-4177.Tem curso de inglês pelo In-Lingua Study of Languages de Washington DC. EUA. É autora do livro: A Tradução da Ironia em Don Juan de Byron: Análise dos Fragmentos traduzidos ao Português do Brasil. 2019.Traduziu o livro A Hora e a Vez Do Nosso Melhor Amigo de Torres Pereira para o inglês. Atua, principalmente, a partir dos temas: práticas pedagógicas, habilidades comunicativas e ensino.

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Uniarp

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional;Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Administração Escolar;Arqueologia;Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Saúde Pública; Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Paleontontologia,Docência em Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Jornalismo,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise; Biologia,Serviço Social e Relações Públicas.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Biologia,Geografia,Ciências Sociais,Letras,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde, Vigilância em Saúde,Educação Social,Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde,Comunicação Institucional;Gestão da Saúde;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares e Gestão Ambiental.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda - SC.Partícipe de sodalícios:COMPED,ABRASCO,ANPUR,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,FONAPER,ANPAD,ABRAPCORP,ANPOM, ABRACE,ABECS,ABED,SOTER,ALAB e ANPTUR.Registrado no CRA,OAB,CRBio,CRQ,CORECON e CREA -SC.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155/JP).Gestor Financeiro(CRA/SC 21.651).Turismólogo(ANPTUR 5906),Comunicador Institucional(Abrapcorp 34).Designer(ABEC 11536).Publicitário(MT/SC 380).Internacionalista(ABED).Gestor de Segurança Privada(CRA/SC 21651).Historiador(MT/SC 103).Psicopedagogo(ANPED 3003).Gestor de Recursos Humanos(CRA/SC 21651).Musicólogo(ANPPOM 6301724).Gestor de Vigilância em Saúde(ABRASCO 14583).Psicanalista.Gestor Financeiro(CRA/SC 21651).Linguista(ALAB 4048).Educador Social.Cientista Político(ABECS 66).Gestor de Partidos Políticos(CRA/SC 21651).Gestor de Saúde(ABRASCO 5067).Auditor Ambiental(ANPPAS).Demógrafo.Auditor em Saúde(ABRASCO 14583).Pedagogo(ANPED 3003).Teólogo(SOTER).Filósofo.Cientista da Religião(SOTER).Literato(ACLA 007).Agente Comunitário de Saúde(ABRASCO 5067).Analista de Artes Visuais e Cênicas(ABRACE 22).Antropólogo(ABECS 66).Gestor de Eventos(CRA/SC 21651).Teatrólogo(ABRACE 22).Metrologista(SBM).Gestor de Saneamento Ambiental(ANPAS).Terapeuta Integrativo e Complementar(ABRASCO 5067).Astrônomo Amador (SAB).Gestor Hospitalar(ABRASCO 14583).Ergonomista(ABERGO 1537).Geopolítico(ABED).Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio/SC 129463).Estudante de Serviço Social(CRESS/SC )e Relações Públicas(Conrerp 4ª R ).Áreas de pesquisa:Saúde Coletiva,Biotecnologia,Ciência da Informação,Neurociência,Planejamento Urbano e Regional,Estudos Estratégicos,Comunicologia e Ciência Cognitiva.Deu a lume 33 livros,183 artigos científicos,122 capítulos de livro e 63 orientações.Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Educação,ambos da Uniarp,engajado na implantação de Cursos de Doutorado.

Citas

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Publicado

2022-10-20 — Actualizado el 2022-12-07

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Cómo citar

Zembruski, S. S., & Machado dos Santos, A. (2022). O OLHAR DA PESQUISADORA SOBRE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL: THE RESEARCHER’S VIEW ON HER INTELLECTUAL TRAJECTORY. Professare, 11(2), e2961-e2961. https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2961 (Original work published 20 de octubre de 2022)

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