DIDÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS: O DESAFIO DE PENSAR COMPLEXO
TEACHING IN TIMES OF DEMOCRATIC SETBACKS: THE CHALLENGE OF COMPLEX THINKING
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3009Palabras clave:
Didática, Epistemologia da Complexidade, DemocraciaResumen
O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o papel da didática em tempos de retrocessos democráticos. Primeiramente, são apresentadas as potencialidades revigorantes do ensino quando o ato de ensinar é visto como ato de resistência, de conservação e de revolução. Em seguida, enfatiza-se a mudança paradigmática de pensamento proposta por Edgar Morin. Por último, aponta-se como a didática fundamentada na Epistemologia da Complexidade pode ser um caminho para o fortalecimento democrático.
Palavras-chave: Didática. Epistemologia da Complexidade. Democracia.
ABSTRACT
Abstract
The article aims to present reflections on the role of didactics in times of democratic setbacks. First, the invigorating potential of teaching is presented when the act of teaching is seen as an act of resistance, conservation and revolution. Then, the paradigmatic change of thought proposed by Edgar Morin is emphasized. Finally, it is pointed out how didactics based on the Epistemology of Complexity can be a path to democratic strengthening.
Keywords: Didactics. Epistemology of Complexity. Democracy.
Citas
ANDRÉ, Marli E. D. A. de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto S. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, Marli E. D. A. de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto S. (orgs.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997.
CASARA, Rubens R. R. O estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
DIAMOND, Larry. The Spirit of Democracy. New York: Holt Paperbacks, 2008.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
LINZ, Juan J.; STEPAN, Alfred. A transição e consolidação da democracia: a experiência do sul da Europa e a da América do Sul. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MIGUEL, Luis Felipe; OLIVEIRA, Michel. Pânico Moral e Ódio à Diferença: a estratégia discursiva do “Escola Sem Partido”. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 6, n. 2, 2021, p. 261-278.
MORAES, Maria Cândida. Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa. Inter-Legere - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n. 16, jan./jun. de 2015. p. 186-213.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 24ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Entender o mundo que nos espera. In: MORIN, Edgar; VIVERET, Patrick. Como viver em tempo de crise? 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015b.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015c.
MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. 6 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em desenvolvimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marcos; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis. ANPED, 2021.
SUANNO, M. V. R. (2022). ENTRE BRECHAS E BIFURCAÇÕES A DIDÁTICA SEGUE EM MOVIMENTO E EM CONTRAPOSIÇÃO AO NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO. Cadernos De Pesquisa, 29 (3). https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.46
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015. 493 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).