A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

THE CONTRIBUTION OF ART-EDUCATION IN THE PROMOTION OF RACIAL EQUALITY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.3053

Palabras clave:

Arte/Educação, Educação Infantil, Igualdade étnico-racial

Resumen

O estudo em questão apresenta uma análise acerca da utilização da Arte/Educação como um dos mecanismos para a promoção da igualdade racial. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um quadro teórico que possibilite pensar a Arte/Educação como um mecanismo potente para a promoção da igualdade racial. E, adota como objetivos específicos: a) Delinear um quadro teórico acerca do ensino da Arte na Educação Infantil; b) Apresentar uma discussão conceitual no que se refere a inclusão da História e Cultura Afrobrasileira e Africana nos documentos que norteiam a educação e c) Investigar como a Arte/Educação pode contribuir para a promoção da igualdade racial. Metodologicamente, o estudo apresenta os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo documental, sendo a área de abrangência a área da Educação, mais especificamente o eixo temático da Diversidade, Diferença e Desigualdade Social. Do estudo empreendido, conclui-se que a Arte/Educação, se bem trabalhada, pode contribuir significativamente para a promoção da igualdade racial nas escolas, formando assim, cidadãos críticos, sensíveis, capazes de viver em sociedade e conscientes de seus direitos e deveres.

Palavras-chave: Arte/Educação. Educação Infantil. Igualdade étnico-racial.

ABSTRACT

The study in question presents an analysis of the use of Art/Education as one of the mechanisms for promoting racial equality. In this sense, the general objective of the research is to develop a general objective that makes it possible to think of Art/Education as a powerful mechanism for the promotion of racial equality. And, it adopts as specific objectives: a) Outlining a theoretical framework about the teaching of Art in Early Childhood Education; b) Present a conceptual discussion regarding the inclusion of Afro-Brazilian and African History and Culture in the documents that guide education and c) Investigate how Art/Education can contribute to the promotion of racial equality. Methodologically, the study presents the molds of bibliographic theoretical research of a qualitative documental nature, the area of coverage being the area of Education, more specifically the thematic axis of Diversity, Difference and Social Inequality. From the study carried out, it is concluded that Art/Education, if well worked, can contribute significantly to the promotion of racial equality in schools, thus forming critical, sensitive citizens, capable of living in society and aware of their rights and duties.

Keywords: Art/Education. Child education. Ethnic-racial equality.

Biografía del autor/a

Renata Penteado, Escola Estadual de Educação Básica Cel. Cid Gonzaga

Especialista em Didática e Docência do Ensino Superior e em Educação infantil e Gestão pela UGV. Orientadora Escolar na Escola Estadual de Educação Básica Cel. Cid Gonzaga, de Porto União-SC.

Veridiana Noga, Escola Estadual de Educação Básica Cel. Cid Gonzaga

Mestra em Educação pelo PPGEB/UNIARP, Caçador-SC. Supervisora Escolar na Escola Estadual de Educação Básica Cel. Cid Gonzaga, de Porto União-SC

Citas

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1291>. Acesso em: 02 ago. 2021.

ALVES, Nancy Nonato de Lima; BARBOSA, Ivone Garcia; RIBEIRO, Nubia Souza Barbosa. Educação para as Relações Etnico-Raciais na Educação Infantil em Documentos Nacionais. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro: v. 11, 2016. Disponível em <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/2969/3956>. Acesso em 10 de março de 2022.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BRASIL, Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. 35.ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL, Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal – DF. Disponível em:

<http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 27 de Janeiro de 2022.

BRASIL, Ministério da educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2010. Disponível em: < http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf >. Acesso em: 10 de março de 2022.

BRASIL, Ministério da educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEF, 2004. Disponível em: < http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 02 de agosto de 2022.

BRASIL, Ministério da educação. História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002270/227009por.pdf >. Acesso em: 02 de agosto de 2022.

BRASIL, Ministério da educação. Lei n.9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7.ed. Brasília: MEC/SEF, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2022.

BRASIL, Ministério da educação. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC/SEF, 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/polinaci.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2022.

BRASIL, Ministério da educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Vol.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Jailson Araújo. Educação étnico racial através das artes. 2015, 47 f. Monografia de Conclusão de Especialização (Educação em Direitos Humanos) – Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, 2015.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, Minas Gerais, n. 116, p.245-262, jul. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010 >. Acesso em: 10 de janeiro de 2022.

EGLER, Sophia. Arte/Educação das Relações Étnico-raciais: Possibilidades e limites da lei 10.639/2003 no âmbito da Arte/Educação. 2013, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: < http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6594/1/2013_SophiaEgler.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2022.

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Tereza Kazuko. Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 114-126, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4748204>. Acesso em: 02 de agosto de 2022.

GARCIA, Emerson. O Direito à Educação e suas Perspectivas de Efetividade. Os desafios e direitos sociais. 2004. Disponível em: <http://www.amprs.org.br/arquivos/revista_artigo/arquivo_1273603424.pdf>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2022.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da pesquisa: Abordagem Teórico Prática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.

PAULA, Thaís Egler de; BATISTA, Valdoni Ribeiro; RAUEN, Margarida Gandara. O ensino de arte e a desnaturalização de preconceitos. In: Congresso Internacional de Educação – EDUCERE, 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, PR: 2015, p. 22567-22578. Disponível em:

<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17649_10429.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2022.

SILVESTRE, Juliana. Arte na educação infantil. 2010, 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2010. Disponível em: <http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00004B/00004B40.pdf>. Acesso em: 11 de março de 2022.

TOMAZZETTI, Cleonice Maria; PALAURO, Marisa Mattos. Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? Revista Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 150-164, jul./dez.2016. Disponível em:

<http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/87>. Acesso em: 15 de abril de 2022.

Publicado

2022-04-30

Cómo citar

Penteado, R. ., Noga, V. ., & Bonin, J. C. (2022). A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: THE CONTRIBUTION OF ART-EDUCATION IN THE PROMOTION OF RACIAL EQUALITY. Professare, 11(1), e3053-e3053. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.3053

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a