EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCATION AND SUSTAINABILITY IN TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2987Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação, Transdisciplinaridade, ComplexidadeResumo
O presente trabalho trata sobre a importância dos estudos acerca da temática sustentabilidade no ensino superior e uma conscientização coletiva, tendo como objetivo analisar o conceito de sustentabilidade na universidade a partir dos relatórios de experiência desenvolvidos pelos professores em formação do Eixo Educação e Sustentabilidade, componente do curso de especialização lato sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Faz-se necessário lançar mãos de aportes teóricos, como Ambrósio (2007), Carvalho (2008), Freitas (2010), Suanno (2012), dentre outros. A formação de professores, por meio da ótica complexa e transdisciplinar, apresenta a necessidade de se repensar e discutir as necessidades emergentes do contexto em que se está inserido e, a partir dessa premissa, a necessidade de colocar em pauta a formação de cidadãos conscientes em relação às suas atitudes com o meio ambiente, contribuindo para a preservação no planeta, da natureza e das gerações futuras. As práticas transdisciplinar e complexa permitem analisar e sistematizar novas formas para conceberem soluções de problemas, dessa forma, o trabalho docente que lança mão dessa prática, permite desenvolver novas atitudes que possibilitem mudanças no cenário emergente em que se está inserido. A reflexão sobre a necessidade de ações sustentáveis no cotidiano, tendo a educação como veículo dessa prática, permite que venha se criar novas atitudes de preservação e manutenção do planeta.
Palavras chave: Sustentabilidade. Educação. Transdisciplinaridade. Complexidade.
ABSTRACT
The present work deals with the importance of studies on the theme of sustainability in higher education and a collective awareness, with the objective of analyzing the concept of sustainability in the university from the experience reports developed by teachers in formation of the Education and Sustainability Axis, component of the lato sensu specialization course in Transdisciplinarity and Interdisciplinarity in Education, developed by the State University of Goiás, Campus Inhumas. It is necessary to make use of theoretical contributions, such as Ambrósio (2007), Carvalho (2008), Freitas (2010), Suanno (2012), among others. Teacher education, through a complex and transdisciplinary perspective, presents the need to rethink and discuss the emerging needs of the context in which it is inserted and, from this premise, the need to put on the agenda the formation of conscious citizens in in relation to their attitudes towards the environment, contributing to the preservation of the planet, nature and future generations. The transdisciplinary and complex practices allow the analysis and systematization of new ways to conceive solutions to problems, in this way, the teaching work that makes use of this practice, allows the development of new attitudes that allow changes in the emerging scenario in which it is inserted. The reflection on the need for sustainable actions in everyday life, with education as a vehicle for this practice, allows new attitudes to be created for the preservation and maintenance of the planet.
Keywords: Sustainability. Education. Transdisciplinarity. Complexity.
Referências
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade. São Paulo, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB. MEC: Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 20 de junho de 2017.
BRASIL. Lei nº 9.795, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm. Acesso em 20 de junho de 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.169-242.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: tentativa de definição. Disponível em: https://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/. Acesso em 20 de junho de 2017.
CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. Portugal, Arrábida, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/wp-content/uploads/2014/09/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em 01 de maio de 2017.
CARVALHO, Edgar de Assis. Saberes complexos e educação transdisciplinar. São Paulo, 2008.
FREITAS, Carla Conti de. 2010. Sustentabilidade no Ensino Superior: uma prática transdisciplinar na formação de professores. Goiânia, Kelps, 2. ed., 2010.
LITTO, Fredric M. A Universidade e o futuro do planeta. São Paulo, 2003.
MORAES, Maria Cândida. Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade, livro 4. Ceará, EdUECE, 2014.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade. 1º Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP, Itatiba, São Paulo, abril de 1999.
SANTOS, Akiko. Complexidade e Transdiscplinaridade na Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 15-38.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Outra finalidade para a Educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: ZWIEREWICZ, Marlene (Org.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Pesquisa de natureza complexa e transdisciplinar na formação de professores. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; FREITAS, Carla Conti de. Razão sensível e complexa na formação de professores: desafios transdisciplinares. Anápolis: Editora UEG, 2016, p. 17- 47.
VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).