PROCEDIMENTOS PARA ADOÇÃO DE VENDAS ONLINE: ESTUDO NO VAREJO TÊXTIL

PROCEDURES FOR ADOPTING ONLINE SALES: STUDY IN TEXTILE RETAIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i1.2829

Palavras-chave:

E-commerce. Integração. Custos.

Resumo

O surgimento de novas tecnologias tem possibilitado novas realidades de negócios. Um modelo de negócio possível diante dessa nova realidade é a realização de vendas via e-commerce que vem despertando grande atenção de empreendedores devido aos baixos custos da modalidade de vendas e grande abrangência ao seu público-alvo. O presente estudo tem o objetivo de analisar os procedimentos necessários para adoção de vendas online, incluindo parcerias através de marketplaces e comparativos de custos operacionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com coleta de dados por meio documental e abordagem qualitativa. Como resultados da pesquisa averiguou-se que os procedimentos a serem tomados para a adoção de uma loja e-commerce são complexos, tendo seu início na resolução de processos mais burocráticos exigidos pela legislação do país e se estende até a integração de todos os parceiros envolvidos nas operações do negócio. O estudo mostrou a preocupação necessária com a manutenção da visibilidade dos itens da empresa nos canais de venda, e o cálculo para a aplicação de um preço justo nos produtos de cada canal.

Palavras-Chave: E-commerce. Integração. Custos.

 

Abstract: The emergence of new technologies has enabled new business realities. A possible business model in the face of this new reality is making sales via e-commerce, which has been attracting great attention from entrepreneurs due to the low costs of the sales modality and wide coverage to its target audience. The present study aims to analyze the necessary procedures for the adoption of online sales, including partnerships through marketplaces and operational cost comparisons. This is a descriptive research with data collection through documents and a qualitative approach. As a result of the research, it was found that the procedures to be taken for the adoption of an e-commerce store are complex, starting with the resolution of more bureaucratic processes required by the legislation of the country and extending to the integration of all the partners involved. in business operations. The study showed the necessary concern with maintaining the visibility of the company's items in the sales channels, and the calculation for the application of a fair price to the products of each channel.

Keywords: E-commerce. Integration. Costs.

Biografia do Autor

Sr. Edilson Sidnei Padilha, Centro Universitário de Brusque

Bacharel em Ciências Contábeis.

Mestre em Ciências Contábeis.

Sr. Bruno Kaue Garcia, Centro Universitário de Brusque

Bacharel em Ciências Contábeis

Referências

ABCOMM. Faturamento do e-commerce cresce 56,8% neste ano e chega a R$ 41,92 bilhões. [S.I.], 21 set. 2020. Artigo. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/faturamento-do-e-commerce-cresce-568-neste-ano-e-chega-a-r-4192-bilhoes/. Acesso em: 27 jul. 2021.

BARBOSA, Igor Soares et al. E-commerce: custo de implantação para pequenas e médias empresas. Revista Interfaces do Conhecimento, Barra do Garças, v. 02, n. 03, p. 72-85, ago./dez. 2020. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/revistainterfaces/article/view/533. Acesso em: 28 jun. 2021.

CALDERINI, Adriana et al. Aplicação do método de custeio por absorção: pesquisa-ação em uma fábrica de lâmpadas de Guararema - SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 27., 2020, [S.I.]. Anais [...] [S.I.]: [s.n.], 2020. p. 1-15. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4742/4763. Acesso em: 24 maio 2021.

CÉSAR, Caio. Por onde começar um projeto de e-commerce? [S.I.], 19 fev. 2021. Artigo. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/por-onde-comecar-um-projeto-de-e-commerce/. Acesso em: 18 ago. 2021.

COSTA, Mauricio Diniz da. Implantação de e-commerce em médias empresas: conhecimentos específicos necessários aos profissionais de marketing. 2017. Artigo Científico (Especialização Marketing Digital e Comércio Eletrônico) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12229. Acesso em: 18 ago. 2021.

CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simões. Contabilidade Gerencial – teoria e prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597011654/cfi/6/10!/4/18@0:0. Acesso em: 18 abr. 2021.

CZARNOBAI, Claudio. O novo perfil do consumidor brasileiro e a transformação digital no varejo. [S.I.], 06 maio 2019. Artigo. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/o-novo-perfil-do-consumidor-brasileiro-e-a-transformacao-digital-no-varejo/. Acesso em: 23 ago. 2021.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo César. Controladoria – teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597010794/cfi/6/2!/4/2/2@0:0. Acesso em: 22 jun. 2021.

GALINARI, Rangel et al. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDS Setorial, Rio de Janeiro, 2015, n. 41, p. 135-180, mar. 2015. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4285. Acesso em: 19 ago. 2021.

GASSMANN, Oliver; FRANKENBERGER, Karolin; CSIK, Michaela. The St. Gallen Business Model Navigator. [S.I.], 2013. Artigo. Disponível em: https://www.alexandria.unisg.ch/224941/7/Business%20Model%20Navigator%20working%20paper.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

GUIMARÃES, Letícia Silva et al. A importância da logística para o desenvolvimento do e-commerce: uma análise documental. In: SIMPÓSIO DE EXCELENCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 7., 2015, Resende. Anais [...] Resende: [s.n], 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/9122227.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

LIMA, Marissa Yanara de Godoy; PEDRO, Joselia Galiciano; SILVA, Nilmaer Souza da. E-commerce: um estudo de caso baseado na bolsa eletrônica de compras do estado de São Paulo. In: ETIC – ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 10., 2014, Presidente Prudente. Anais [...] Presidente Prudente: [s.n.], 2014. p. 1-9.

MAGALHÃES, Ana Clara. Top 5 meios de pagamento para ecommerce. [S.I.], 14 out. 2019. Artigo. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/top-meios-de-pagamento-para-ecommerce/. Acesso em: 01 jul. 2021.

MENDONÇA, Herbert Garcia. E-commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 240-251, 2016.

NEOTRUST. Neotrust. 7. ed. [S.I]: 2021. Relatório. Disponível em: https://www.neotrust.com.br/. Acesso em: 23 ago. 2021.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Designing business models and similar strategic objects: the contribution of IS. Journal of the Association for information systems, v. 14, n. 5, p. 3, 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de informações contábeis: fundamentos de análises. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522492466/cfi/4!/4/4@0.00:33.2. Acesso em: 18 abr. 2021.

PAULA, Pedro Campos de. impactos do e-commerce na distribuição de produtos. 2021. Artigo Cientifico (Bacharelado em Administração) – Centro Universitário de Anápolis, Anápolis, 2021. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/16819/1/PEDRO.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

PREMEBIDAS, Eduardo Antero. E-commerce em 2020, um cenário de oportunidades em meio a pandemia. Research, Society and Development, [S.I.], v. 10, n. 2, p. 1-7, fev. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12984. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349715729_E-commerce_em_2020_um_cenario_de_oportunidades_em_meio_a_pandemia. Acesso em: 28 jun. 2021.

SANTOS, Fábio Ferreira dos. Integração de uma solução de e-commerce com software de gestão. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Informárica) – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Leira, 2019.

SANTOS, Joel José dos. Fundamentos de custos para formação do preço e do lucro. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522472147/cfi/0!/4/2@100:0.00. Acesso em: 22 jun. 2021.

SOH, Christina; MARKUS, M. Lynne; GOH, Kim Huat. Electronic marketplaces and price transparency: strategy, information technology, and success. MIS quarterly, p. 705-723, 2006

STARLING, Ana Pauloa. Marketplace e os pequenos negócios: pesquisa aplicada ao ambiente do ELO7. 2018. Dissertação (Pós-graduação em Marketing Digital) – Centro Universitário de Brasília – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Brasília, 2018.

THE NIELSEN COMPANY. Comércio conectado. [S.I.], 11 dez. 2018. Estudo. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/report/2018/comercio-conectado/. Acesso em: 27 jul. 2021.

VICECONTI, Paulo; NEVES, Silvério das. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. E-book. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547220808/cfi/4!/4/4@0.00:11.1. Acesso em: 18 abr. 2021.

VISINTIN, Andressa; MOREIRA, Karina Renata; ANDREAN, Valdenilson. A utilização da contabilidade de custos para a formação do preço de venda em um micro e pequena empresa. Revista de Ciências Gerenciais, São Paulo, v. 16, n. 24, p. 87-106, maio 2014.

WERNKE, Rodney. Análise de custos de preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131860/cfi/2!/4/4@0.00:0.00. Acesso em: 24 jun. 2021.

ZANIEVICZ, Márcia et al. Métodos de custeio: uma meta-análise dos artigos apresentados no Congresso Brasileiro de Custos no período de 1994 a 2010. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 15, n. 49, p. 601-616, out./dez. 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

PADILHA, E. S. .; PADILHA, C. K.; GARCIA, B. K. PROCEDIMENTOS PARA ADOÇÃO DE VENDAS ONLINE: ESTUDO NO VAREJO TÊXTIL: PROCEDURES FOR ADOPTING ONLINE SALES: STUDY IN TEXTILE RETAIL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 1, p. 116–134, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i1.2829. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2829. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos