DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO DIALÉTICA: A DIDÁTICA NAS INSURGÊNCIAS AO NEOLIBERALISMO E NEOTECNICISMO
DIDACTICS OF DIALECTIC ORIENTATION: DIDACTICS IN INSURGENCES TO NEOLIBERALISM AND NEOTECHNICISM
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i2.2967Keywords:
Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.Abstract
Diante do contexto atual de retrocessos à educação brasileira, da intensificação do trabalho docente, quais são as insurgências da didática ao neoliberalismo e neotecnicismo? Para tentar responder a nossa problemática de estudo, abordamos nesse texto a didática na contemporaneidade, tendo por base uma perspectiva orientada pelo materialismo histórico (Marx, 1983; Kosik, 1969) a partir do qual dialogamos com varios autores da educação e, em especial da Didática. Reconhecemos aquela em sua especificidade, totalidade, importância e significação enquanto uma ciência da educação e do exercício profissional docente, na relação da práxis, na constituição histórica social e cultural que se consolidou historicamente como um campo ontológico e epistemológico necessário na formação docente e nas ações didático pedagógicas. Objetivamos compreender a didática de orientação dialética e sua relação com o ensino e a aprendizagem e a didática nas insurgências do neoliberalismo e neotecnicismo, contribuindo com os estudos, as produções e os diálogos sobre a didática e sua importância na formação humana, nas ações cotidianas em instituições educativas. Compreende-se que dessa perspectiva a didática pode contribuir efetivamente na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, como uma possibilidade de emancipação, autonomia, consciência crítica e libertadora.
Palavras chave: Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.
ABSTRACT
Given the current context of setbacks to Brazilian education, of the intensification of teaching work, what are the insurgencies of didactics to neoliberalism and neotechnicism? To try to answer our problem of study, we approach in this text the didactics in contemporaneity, based on a perspective guided by historical materialism (Marx, 1983; Kosik, 1969) from which we dialogue with several authors of education and, in particular, of Didactics. We recognize that in its specificity, totality, importance and significance as a science of education and professional teaching practice, in the relationship of praxis, in the historical social and cultural constitution that has historically been consolidated as an ontological and epistemological field necessary in teacher training and in pedagogical didactic actions. We aim to understand dialectically oriented didactics and its relationship with teaching and learning and didactics in the insurgencies of neoliberalism and neotechnicism, contributing to studies, productions and dialogues about didactics and its importance in human formation, in everyday actions in educational institutions. It is understood that from this perspective, didactics can effectively contribute to the organization of pedagogical work, in planning, as a possibility of emancipation, autonomy, critical and liberating consciousness.
Keywords: Dialectical Didactics. Neoliberalism. Neotechnicism.
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