DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO DIALÉTICA: A DIDÁTICA NAS INSURGÊNCIAS AO NEOLIBERALISMO E NEOTECNICISMO
DIDACTICS OF DIALECTIC ORIENTATION: DIDACTICS IN INSURGENCES TO NEOLIBERALISM AND NEOTECHNICISM
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i2.2967Palabras clave:
Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.Resumen
Diante do contexto atual de retrocessos à educação brasileira, da intensificação do trabalho docente, quais são as insurgências da didática ao neoliberalismo e neotecnicismo? Para tentar responder a nossa problemática de estudo, abordamos nesse texto a didática na contemporaneidade, tendo por base uma perspectiva orientada pelo materialismo histórico (Marx, 1983; Kosik, 1969) a partir do qual dialogamos com varios autores da educação e, em especial da Didática. Reconhecemos aquela em sua especificidade, totalidade, importância e significação enquanto uma ciência da educação e do exercício profissional docente, na relação da práxis, na constituição histórica social e cultural que se consolidou historicamente como um campo ontológico e epistemológico necessário na formação docente e nas ações didático pedagógicas. Objetivamos compreender a didática de orientação dialética e sua relação com o ensino e a aprendizagem e a didática nas insurgências do neoliberalismo e neotecnicismo, contribuindo com os estudos, as produções e os diálogos sobre a didática e sua importância na formação humana, nas ações cotidianas em instituições educativas. Compreende-se que dessa perspectiva a didática pode contribuir efetivamente na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, como uma possibilidade de emancipação, autonomia, consciência crítica e libertadora.
Palavras chave: Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.
ABSTRACT
Given the current context of setbacks to Brazilian education, of the intensification of teaching work, what are the insurgencies of didactics to neoliberalism and neotechnicism? To try to answer our problem of study, we approach in this text the didactics in contemporaneity, based on a perspective guided by historical materialism (Marx, 1983; Kosik, 1969) from which we dialogue with several authors of education and, in particular, of Didactics. We recognize that in its specificity, totality, importance and significance as a science of education and professional teaching practice, in the relationship of praxis, in the historical social and cultural constitution that has historically been consolidated as an ontological and epistemological field necessary in teacher training and in pedagogical didactic actions. We aim to understand dialectically oriented didactics and its relationship with teaching and learning and didactics in the insurgencies of neoliberalism and neotechnicism, contributing to studies, productions and dialogues about didactics and its importance in human formation, in everyday actions in educational institutions. It is understood that from this perspective, didactics can effectively contribute to the organization of pedagogical work, in planning, as a possibility of emancipation, autonomy, critical and liberating consciousness.
Keywords: Dialectical Didactics. Neoliberalism. Neotechnicism.
Citas
BARBOSA, Ivone Garcia; ALVES, Nancy Nonato de Lima; MARTINS, Telma Aparecida Teles. O professor e o trabalho pedagógico na Educação Infantil. In: BARBOSA, Ivone Garcia. Pré-escola e formação de conceitos: uma versão sócio-histórica-dialética. Tese Doutorado. São Paulo, 1997.
BARBOSA, Ivone Garcia. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento em um mundo em movimento: Contribuições da psicologia sócio- histórico-dialética para uma didática de orientação dialética. In: SILVA, Carlos Cardoso; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Orgs.). Didática e interfaces. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2019.
BARBOSA, Ivone. G. Educação Infantil e formação de professores: relações e contradições entre trabalho, formação e Base Comum Curricular (BNCC) Trabalho encomendado no GT 07/ Educação de crianças de 0 a 6 anos. Anais da 39ª Reunião Anual da ANPEd. Niterói, RJ, outubro de 2019. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/gt07_trabalho_encomendado_formatado_39_rn_-_3_ivone_garcia_barbosa.pdf>. Acesso em: dez/2020.
BARBOSA, Ivone G.; SILVEIRA, Telma A. T. M.; SOARES, Marcos A. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./maio 2019. Disponível em: Acesso: 20/01/2021.
BARBOSA, Ivone.; SILVEIRA, Telma; SOARES, Marcos. Educação infantil e currículo: o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora. Debates em Educação, v. 13, n. 33, set./dez., 2021.
BRASIL.Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Educação é a Base. Brasília, 2017. Disponível em: http:basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/historicoRESOLUCAOCNE_CP²²²DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em 30/05/2022.
CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Orgs). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
CASTANHO, M. E. L.; CASTANHO, S Eduardo Montes. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu, MG. 31ª Reunião Anual da ANPEd: Anais. Rio de Janeiro, RJ: ANPEd, 2008.
DAMIS, Olga Teixeira. Didática: suas relações, seus pressupostos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Repensando a didática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.
EVANGELISTA, O. Qualidade da educação pública: estado e organismos multilaterais. In: LIBÂNEO, José C.; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações, 2013.
FARIA, L. R. A. A centralidade da didática na formação de professores: a crítica à didática crítica não é crítica. In: AROEIRA; PIMENTA. (org.). Didática e estágio. Curitiba: Appris Ed, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do trabalho pedagógico e da didática. 3ªed.Campinas/SP: Papirus, 1995.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma educacional da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Consed. Undime-GO. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). v. 1. 2019.
HILL, Dave. O Neoliberalismo Global, a Resistência e a Deformação da Educação. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, p. 24-59, Jul/Dez 2003.
KOSIK, Karel. A dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria. (Orgs.). Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. M. da M. Vygotsky, Leontiev e Davídov: contribuições da teoria histórico-cultural para a didática. In: SILVA, Carlos C. e SUANNO, Marilza V. R. 2.ed. revisada e ampliada. Didática e interfaces. Campinas: SP: Mercado das Letras, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA Sandra Valéria Limonta (Org.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais, Goiânia: Cegraf UFG, 2022.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. A reconstrução da didática: elementos teórico-metodológicos. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1993. Coleção Magistério - Formação e trabalho pedagógico.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (orgs). Alternativas no ensino da didática. Campinas SP: Papirus, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. E-book XIX ENDIPE/2018, Volume 1. Salvador: EDUFBA, 2019.
SHIROMA, Eneida Oto; CUNHA, Thais Marcelino. Os professores na agenda do banco mundial para a próxima década. In: LIBÂNEO, José C.; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. Didática e currículo: impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Espaço Acadêmico; CEPED Publicações, 2016.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis: Rompendo com o mito “na teoria é uma coisa, na prática é outra”. In: BARBOSA, Ivone Garcia. Formação de professores e trabalho educativo em pesquisa: perspectivas teóricas e metodológicas. Goiânia: Editora da imprensa universitária, 2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis. ANPED, 2021.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. Ed. Tradução de Luiz F. Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. Campinas S.P: Papirus, 1996.
VYGOTSKY. Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).