DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO DIALÉTICA: A DIDÁTICA NAS INSURGÊNCIAS AO NEOLIBERALISMO E NEOTECNICISMO

DIDACTICS OF DIALECTIC ORIENTATION: DIDACTICS IN INSURGENCES TO NEOLIBERALISM AND NEOTECHNICISM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i2.2967

Palavras-chave:

Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.

Resumo

Diante do contexto atual de retrocessos à educação brasileira, da intensificação do trabalho docente, quais são as insurgências da didática ao neoliberalismo e neotecnicismo? Para tentar responder a nossa problemática de estudo, abordamos nesse texto a didática na contemporaneidade, tendo por base uma perspectiva orientada pelo materialismo histórico (Marx, 1983; Kosik, 1969) a partir do qual dialogamos com varios autores da educação e, em especial da Didática. Reconhecemos aquela em sua especificidade, totalidade, importância e significação enquanto uma ciência da educação e do exercício profissional docente, na relação da práxis, na constituição histórica social e cultural que se consolidou historicamente como um campo ontológico e epistemológico necessário na formação docente e nas ações didático pedagógicas.  Objetivamos compreender a didática de orientação dialética e sua relação com o ensino e a aprendizagem e a didática nas insurgências do neoliberalismo e neotecnicismo, contribuindo com os estudos, as produções e os diálogos sobre a didática e sua importância na formação humana, nas ações cotidianas em instituições educativas. Compreende-se que dessa perspectiva a didática pode contribuir efetivamente na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, como uma possibilidade de emancipação, autonomia, consciência crítica e libertadora.

Palavras chave: Didática Dialética. Neoliberalismo. Neotecnicismo.

ABSTRACT

Given the current context of setbacks to Brazilian education, of the intensification of teaching work, what are the insurgencies of didactics to neoliberalism and neotechnicism? To try to answer our problem of study, we approach in this text the didactics in contemporaneity, based on a perspective guided by historical materialism (Marx, 1983; Kosik, 1969) from which we dialogue with several authors of education and, in particular, of Didactics. We recognize that in its specificity, totality, importance and significance as a science of education and professional teaching practice, in the relationship of praxis, in the historical social and cultural constitution that has historically been consolidated as an ontological and epistemological field necessary in teacher training and in pedagogical didactic actions. We aim to understand dialectically oriented didactics and its relationship with teaching and learning and didactics in the insurgencies of neoliberalism and neotechnicism, contributing to studies, productions and dialogues about didactics and its importance in human formation, in everyday actions in educational institutions. It is understood that from this perspective, didactics can effectively contribute to the organization of pedagogical work, in planning, as a possibility of emancipation, autonomy, critical and liberating consciousness.

Keywords: Dialectical Didactics. Neoliberalism. Neotechnicism.

Biografia do Autor

Lilliane Braga Arruda, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE/FE/UFG (2021), Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação - PPGE/FE/UFG (2018), Especialista em Educação Infantil (2006) e graduação em Pedagogia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos ? NEPIEC/ FE/UFG, desde 2006. Atuou como professora pesquisadora e avaliadora nos cursos de formação continuada e na Especialização em Educação Infantil coordenadas pelo NEPIEC/FE/UFG (2010-2016), é integrante do conselho gestor do Fórum Goiano de Educação Infantil. Esteve como professora substituta do curso de pedagogia da UFG (2019 a fevereiro de 2021), ministrando as disciplinas de Estágio na Educação Infantil; Ensino Fundamental anos iniciais; Ensino Fundamento anos iniciais na Educação de Adolescentes Jovens e Adultos ? EAJA; Jogos na Educação Infantil e a disciplina Sociedade Cultura Infância. Foi também professora substituta no Departamento de Educação Infantil do CEPAE (2011-2013 e 2015-2016). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Parques, Brincadeiras e Literatura.

Ivone Garcia Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), linha de concentração em Didática. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista/Faculdade Objetivo. Pós-doutora em Estudos da Criança pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMINHO. Professora Associada IV da Faculdade de Educação/UFG. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) ? Linha de Pesquisa: Formação, profissionalização docente e trabalho educativo. Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC). Coordenadora do Proinfantil, dos Cursos de Especialização em Educação Infantil e de Formação Continuada para professores da rede pública (2007-2015). Presidente do Fórum Goiano de Educação Infantil (2009-2018). Ex-diretora da FE/UFG (1998-2002). Membro da Diretoria Nacional da Anfope em várias gestões e Coordenadora Regional Centro Oeste da Anfope (2017-2018). Coordenadora do GT07 da ANPED (2013-2015). Tem vasta experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas sobre Infância, Aprendizagem, Desenvolvimento, Didática e Formação de Professores, atuando nos seguintes temas: psicologia sócio-histórico-dialética, educação infantil, formação de professores, educação do campo, família, contextos educativos, formação de conceitos e currículo.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Braga Arruda, L., & Garcia Barbosa, I. (2021). DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO DIALÉTICA: A DIDÁTICA NAS INSURGÊNCIAS AO NEOLIBERALISMO E NEOTECNICISMO: DIDACTICS OF DIALECTIC ORIENTATION: DIDACTICS IN INSURGENCES TO NEOLIBERALISM AND NEOTECHNICISM. Professare, 10(2), e2967-e2967. https://doi.org/10.33362/professare.v10i2.2967

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ARTIGOS