O QUE DIZEM COORDENADORES/AS DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO HUMANA E DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE?
WHAT DO RESEARCH GROUPS COORDINATORS SAY ON HUMAN AND DIDACTIC EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF COMPLEXITY?
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2969Palabras clave:
Didática. Complexidade. Transdisciplinaridade.Resumen
O presente artigo objetiva analisar quatro lives do Youtube com coordenadores de grupos de estudos e pesquisas consolidados que assumem uma abordagem complexa e transdisciplinar, sendo eles: 1) Live ‘100 anos de Edgar Morin: Um pensamento complexo e atual’ com Maria Conceição de Almeida - GRECOM (Grupo de Estudos da Complexidade); 2) Live ‘Desafios da globalização em tempos de incertezas’ com Edgard de Assis Carvalho - COMPLEXUS (Núcleo de Estudos da Complexidade); 3) Live ‘Pensamento Complexo na Educação: Inspirações em Edgar Morin’ com Izabel Petraglia - GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Complexidade) e 4) Live ‘Didática Complexa e Transdisciplinar’ com Maria Cândida Moraes ECOTRANSD (Grupo de Pesquisa Ecologia de Saberes e Transdisciplinaridade). Metodologicamente, procedeu-se a seleção, transcrição e analise de aspectos educacionais, formativos e didáticos. Compreendeu-se que a Didática Complexa e Transdisciplinar abre caminhos para novos modos de pensar, organiza conhecimentos, o processo de aprendizagem e formação (auto-eco-hetero formação), a fim de ampliar a compreensão, consciência e emancipação dos sujeitos cognoscentes.
Palavras chave: Didática. Complexidade. Transdisciplinaridade.
ABSTRACT
This article aims to analyze four YouTube lives with coordinators of consolidated study and research groups that take a complex and transdisciplinary approach, namely: 1) Live '100 years of Edgar Morin: A complex and current thought' with Maria Conceição de Almeida - GRECOM (Complexity Study Group); 2) Live 'Challenges of globalization in times of uncertainty' with Edgard de Assis Carvalho - COMPLEXUS (Center for Complexity Studies); 3) Live 'Complex Thought in Education: Inspirations in Edgar Morin' with Izabel Petraglia - GEPEC (Complexity Study and Research Group) and 4) Live 'Complex and Transdisciplinary Didactics' with Maria Cândida Moraes ECOTRANSD (Ecology of Knowledge Research Group) and Transdisciplinarity). Methodologically, the selection, transcreation and analysis of educational, training and didactic aspects were carried out. It was understood that Complex and Transdisciplinary Didactics opens paths for new ways of thinking, organizes knowledge, the learning process, and formation (self-eco-hetero-formation), in order to expand the understanding, awareness and emancipation of the knowing subjects
Keywords: Didactics. Complexity. Transdisciplinarity.
Citas
ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. MARIA Conceição | 100 anos de Edgar Morin: Um pensamento complexo e atual. [S.l.]: Canal Robson Carvalho, 18 jul. 2021. 1 vídeo (47min20seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p5PesQYiKY8&ab_channel=RobsonCarvalho. Acesso em: 10 ago. 2021.
ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Educar para a complexidade: o que ensinar, o que aprender. In: HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Transdisciplinaridade e complexidade: uma nova visão para a educação no século XXI. Natal: Editora do CEFET-RN, 2005.
CANDAU, Vera Maria. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDAS, Claudia. Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CARVALHO, Edgard de Assis. Desafios da globalização em tempos de incertezas, em debate no Cepat. Curitiba: CEPAT, 24 abr. 2021. 1 vídeo (1h30min22seg). [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K0eLRLjclh0&ab_channel=CEPAT. Acesso em: 27 ago. 2021.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: objeto de estudo, conceitos fundantes e derivações para o campo investigativo e profissional. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: UNICAMP, Campinas, 2012, p. 34-46.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação: Pedagogia e Didática – o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, Maria Cândida. Didática complexa e transdisciplinar. Goiânia: UFG Oficial, 24 maio. 2021. 1 vídeo (2h07min03seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y1dqmQSA0uQ. Acesso em: 27 ago. 2021.
MORAES, Maria Cândida. Da ontologia e epistemologia complexa metodologia transdisciplinar. Terceiro incluído. v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015a.
MORAES, Maria Cândida. Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa. Inter-Legere - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n.16, p. 186-213, jan./jun., 2015b.
MORAES, Maria Cândida. et al. Editorial. Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Terceiro incluído. v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 25. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016b.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento Complexo na Educação: Inspirações em Edgar Morin. São Paulo: Comunidade Reinventando a Educação (CORE), 29 out. 2020. 1 vídeo (52min30seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kSvTO3eWJE0&ab_channel=ComunidadeReinventandoaEduca%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 7 ago. 2021.
PETRAGLIA, Izabel. Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar. Curitiba, n. 32, p. 29-41, 2008.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 78, p. 3-46, out., 2007.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015a.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática transdisciplinar. In: SALES, José Albio Moreira de. et al. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015b. (recurso digital) (Coleção Práticas Educativas).
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Terceiro incluído. Goiânia, NUPEAT–IESA–UFG, v.5, n.1, p. 41-64, jan./jun., 2015c.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).