Didática Crítica Multidimensional Emancipatória
Emancipatory Multidimensional Critical Didactics
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3245Palabras clave:
Didática, Didática Crítica Multidimensional Emancipatória, Didáticas EmergentesResumen
Este artigo é fruto dos estudos realizados pelo Grupo de pesquisa Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (FE/UFG), no período de agosto de 2020 a agosto de 2021. Tivemos como foco de análise os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) 2018 sobre a Didática Crítica Multidimensional Emancipatória a fim de compreender os princípios epistemológicos e metodológicos desta didática, bem como a apropriação de seus conceitos nos estudos apresentados no âmbito do ENDIPE. Apoiamo-nos, então, nas formulações de Pimenta; Franco e Fusari (2015), Franco e Pimenta (2016) e Melo e Pimenta (2018). Ainda, como fundamento, contribuíram para a análise Ardoíno (1998) Charlot (2013) Freire (1987; 1996) e Morin (2001; 2004). Entendemos que a Didática Crítica Multidimensional Emancipatórias pode ser observada nos trabalhos de formas específicas, contudo todas elas afirmam reconhecem a importância dessa perspectiva como uma possibilidade de ruptura com o que está posto na realidade educacional brasileira como também teórico metodológica alinhada com o compromisso político voltado para a formação humana, para a práxis e para a emancipação.
Palavras-chave: Didática. Didática Crítica Multidimensional Emancipatória. Didáticas Emergentes
ABSTRACT
This article is the result of studies carried out by the Didaktiké Research Group - Study and Research Group on Didactics and Contemporary Issues (FE/UFG), from August 2020 to August 2021. We focused our analysis on the works presented at the Meeting National Didactics and Teaching Practices (ENDIPE) 2018 on Emancipatory Multidimensional Critical Didactics in order to understand the epistemological and methodological principles of this didactics, as well as the appropriation of its concepts in the studies presented within the scope of ENDIPE. We rely, then, on Pimenta's formulations; Franco and Fusari (2015), Franco and Pimenta (2016) and Melo and Pimenta (2018). Still, as a foundation, Ardoíno (1998) Charlot (2013) Freire (1987; 1996) and Morin (2001; 2004) contributed to the analysis. We understand that the Emancipatory Multidimensional Critical Didactics can be observed in the works in specific ways, however all of them claim to recognize the importance of this perspective as a possibility of breaking with what is set in the Brazilian educational reality as well as methodological theory aligned with the political commitment aimed at human formation, for praxis and for emancipation.
Keywords: Didactics. Emancipatory Multidimensional Critical Didactics. Emerging Didactics
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