FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERPECTIVA DE PAULO FREIRE, ANTÔNIO NÓVOA E MAURICE TARDIF

TEACHER TRAINING FROM THE PERSPECTIVE OF PAULO FREIRE, ANTÔNIO NÓVOA AND MAURICE TARDIF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3277

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação., Cultura., Sociedade.

Resumo

Com este texto objetiva-se apresentar a concepção dos teóricos Paulo Freire, Antônio Nóvoa e Maurice Tardif referente a formação de professores. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com características descritiva e exploratória. Para a escrita do presente artigo foram selecionadas 14 obras dos autores que importam e guardam relação ao seu objetivo.  Como resultado das análises destaca-se que os teóricos em tela defendem uma formação mais eficaz e ativa através de práticas colaborativas, da troca de saberes e ideias que sejam contributivas no processo formativo e consequentemente nas atividades que serão desenvolvidas futuramente com os educandos. Os teóricos concebem que a troca de saberes é uma perspectiva norteadora e benéfica para o futuro egresso. Além disso, os autores destacam a necessidade de repensarmos o modelo tradicional de formação de professores e promovermos uma abordagem mais reflexiva e crítica. Eles argumentam que a formação de professores deve ser um processo contínuo, que envolve a integração entre a universidade e a prática escolar. Essa abordagem tem o potencial de fortalecer a identidade profissional dos professores, tornando-os agentes de mudança e intelectuais engajados na transformação da educação.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação. Cultura. Sociedade.

 

ABSTRACT

This text object presents the concept of teóricos Paulo Freire, Antônio Nóvoa and Maurice Tardif referring to the training of professors. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com characterísticas descritiva e exploratória. To write this article, we have selected 14 articles from the authors that are important and protected in relation to their subject matter. As a result of the analyzes destaca-se that our teóricos em such a defendem a training but effective and active through collaborative practices, of troca of sabers and ideas that are contributing no processo formativo and consequently our activities that will be developed in the future with our educandos. We believe that the trade of swords is a norteadora perspective and benefits for future growth. Além disso, our authors destacam a necessidade de rethinks our traditional model of training of professors and we promote an approach but reflective and critical. The argument that the training of professors must be a continuous process, which involves integration between university and academic practice. Try to approach the potential to advance the professional identity of professors, to turn our agents of knowledge and intellect into the transformation of education.

Palavras-chave: Training of professors. Education. Culture. Society.

Biografia do Autor

Robson Rafael da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Especialista. Universidade do Planalto Catarinense.

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutorado. Universidade do Planalto Catarinense.

Cinthia Lopes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorado. Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

Silva, R. R. da, Kanan, L. A., & Silva, C. L. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERPECTIVA DE PAULO FREIRE, ANTÔNIO NÓVOA E MAURICE TARDIF: TEACHER TRAINING FROM THE PERSPECTIVE OF PAULO FREIRE, ANTÔNIO NÓVOA AND MAURICE TARDIF. Professare, 12(3), e3277. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3277

Edição

Seção

ARTIGOS

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