FATORES DE ROTATIVIDADE EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO METALOMECÂNICO

ROTATIVITY FACTORS IN A MECHANICAL METAL SEGMENT COMPANY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2155

Palavras-chave:

Liderança, Motivação, Rotatividade.

Resumo

Com a crise econômica dos últimos anos no país, notaram-se constantes mudanças no mundo do trabalho como o aumento de candidatos em busca de recolocação profissional e a queda de vagas ofertadas pelas empresas. Nesse cenário, o setor de Recursos Humanos exerce um papel fundamental dentro das empresas, pois precisa utilizar técnicas para selecionar candidatos que atendam ao perfil do cargo e a demanda da empresa em que, se inicia o processo de contratação de novos funcionários. Diante disso, este estudo tem como tema de pesquisa a rotatividade em uma empresa do segmento metalomecânico de Caxias do Sul-Rio Grande do Sul com vistas a analisar os principais fatores determinantes da rotatividade. Assim, a pesquisa, realizada por meio de uma survey aplicada a 90 funcionários de uma empresa de grande porte do segmento metalomecânico, demonstrou que os mesmos consideram o ambiente de trabalho o fator determinante para a ocorrência da rotatividade na empresa. Evidenciou-se, ainda, que, a fim de mudar o quadro de insatisfação, a empresa precisa buscar alternativas para a união das equipes de trabalho, conscientizar as pessoas do quão importante é manter relacionamentos saudáveis com os colegas e, criar um senso comum de cooperação, coleguismo e respeito ao próximo.

Palavras-chave: Liderança. Motivação. Rotatividade.

 

Abstract: With the economic crisis of the last few years in the country, constant changes in the world of work have been noticed, such as the increase of candidates in search of professional relocation and the decrease of vacancies offered by companies. In this scenario, the Human Resources sector plays a fundamental role within organizations, as it needs to use techniques to select candidates that meet the profile of the position and the demand of the company in which the process of hiring new employees begins. Therefore, this study has as its research theme the turnover in a company in the metal-mechanic segment of Caxias do Sul-Rio Grande do Sul in order to analyze the main determinants of turnover. Thus, the survey, carried out through a survey applied to 90 employees of a large company in the metal-mechanic segment, showed that they consider the work environment the determining factor for the occurrence of turnover in the company. It was also evident that, in order to change the situation of dissatisfaction, the organization needs to seek alternatives for the union of work teams, make people aware of how important it is to maintain healthy relationships with colleagues and create a common sense of cooperation, collegiality and respect for others.

Keywords: Leadership. Motivation. Rotativity.

Biografia do Autor

Gabriela Aver, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em administração pela Universidade de caxias do Sul (UCS), profissional da área de recursos humanos.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. O projeto de pesquisa é sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

 

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF)

FORMAÇÃO: Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 à Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 40 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 91 artigos publicados em anais de eventos, 12 capítulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação científica, 2 de especialização. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atuou como líder acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 104 avaliações de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 à 2014). Atualmente é bolsista da APEX-Brasil e Universidade de Passo Fundo, atuando como técnica em exportação pelo Programa PEIEX.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC Farroupilha

FORMAÇÃO: Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 86 artigos publicados em periódicos (revistas nacionais e internacionais). 111 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. 57 participações em eventos, congressos, exposições e feiras como apresentadora de trabalhos e ouvinte. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 72 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 08 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade federal do Rio Grande

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Referências

BARBIERI, U. F. Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2016.

CAILLIER, J. G. Linking transformational leadership to self-efficacy, extra-role behaviors, and turnover intentions in public agencies: The mediating role of goal clarity. Administration & Society, v. 48, n. 7, p. 883-906, 2016.

CHENG, C. et al. Transformational leadership and social identity as predictors of team climate, perceived quality of care, burnout and turnover intention among nurses. Personnel Review, v. 45, n. 6, p. 1200-1216, 2016.

COOPER, D. R., SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. AMGH, 2016.

CORRÊA, H. L., CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2012.

DORNELLES FILHO, A. A. Relação entre o crescimento do produto e o desenvolvimento do trabalhador no setor de serviços em Caxias do Sul. Caxias do Sul: EDUCS, 2013.

FERREIRA, P. I. Gestão de Pessoas: Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: LTC, 2013.

FIDELIS, G. J. Gestão de pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de pessoal. 3. ed. Vital Source Bookshelf Online, 2014.

FRUFREK, Guilherme Luiz. Um estudo sobre a rotatividade de pessoal entre profissionais de empresas brasileiras de desenvolvimento de software. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUPTA, P. D. et al. Relationship between onboarding experience and turnover intention: intervening role of locus of control and self-efficacy. Industrial and Commercial Training, v. 50, n. 2, p. 61-80, 2018.

KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. 3. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

KYRILLOS, L.; JUNG, M. Comunicar para liderar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LARSON, R; FARBER, B. Estatística Aplicada. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.

LIMONGI, A. F. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2012.

LU, A. C. C; GURSOY, D. Impact of job burnout on satisfaction and turnover intention: Do generational differences matter?. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 40, n. 2, p. 210-235, 2016.

LU, Lu et al. Work engagement, job satisfaction, and turnover intentions: A comparison between supervisors and line-level employees. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 28, n. 4, p. 737-761, 2016.

MADRUGA, R. Triunfo da liderança: práticas, estratégias e técnicas diárias para desenvolver líderes de alta performance. 2. ed. Atlas, 06/2014. Vital Source Bookshelf Online.

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO, Boletim trimestral mercado formal de trabalho de Caxias do Sul [recurso eletrônico] / UCS, NID. - (out./dez. 2010) - Dados eletrônicos. - Caxias do Sul, RS: UCS, 2011.

OLIVEIRA, L. B. de; COSTA ROCHA, J. da. Engajamento no trabalho: antecedentes individuais e situacionais e sua relação com a intenção de rotatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 65, p. 415-431, 2017.

PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RONDEAU, K. V.; WAGAR, T. H. Human resource management practices and nursing turnover. Journal of Nursing Education and Practice, v. 6, n. 10, p. 101, 2016.

SAMAD, A.; SAUFI, R. A. A Comparative Review of Turnover Models and Recent Trends in Turnover Literature, 2017.

SIU, O. L.; CHEUNG, F.; LUI, S. Linking positive emotions to work well-being and turnover intention among Hong Kong police officers: The role of psychological capital. Journal of happiness studies, v. 16, n. 2, p. 367-380, 2015.

SMITH, J. D. Estratégias de sucesso para reduzir a rotatividade de funcionários na indústria de restaurantes. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Walden.

ULRICH, D., et al. RH de Dentro para Fora: Seis competências para o futuro da área de recursos humanos. Porto Alegre: Bookman, 2013.

VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

WONG, Y.; WONG, Y. W.; WONG, C. An integrative model of turnover intention: Antecedents and their effects on employee performance in Chinese joint ventures. Journal of Chinese Human Resource Management, v. 6, n. 1, p. 71-90, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

AVER, G.; MIRI, D. H.; CHAIS, C.; MATTE, J.; GANZER, P. P.; OLEA, P. M. FATORES DE ROTATIVIDADE EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO METALOMECÂNICO: ROTATIVITY FACTORS IN A MECHANICAL METAL SEGMENT COMPANY. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 2, p. 168–186, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i2.2155. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2155. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)