Fatores que determinam a satisfação no trabalho na sede do governo do Distrito de Chókwè – Gaza – Moçambique
Factors determining job satisfaction at the headquarters of the District government of Chókwè – Gaza – Mozambique
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3502Palavras-chave:
Condições de trabalho, Remuneração, Benefícios, Relacionamento com a Chefia, Relacionamento entre colegasResumo
Esta pesquisa, teve como objetivo principal avaliar e discutir os fatores que determinam na satisfação laboral nos funcionários da sede do Governo Distrital de Chókwè, foi desenvolvido através de um estudo de caso, a recolha de dados foi através de fontes primárias associado ao inquérito por questionário, e os dados foram tratados utilizando procedimento estatístico com a ferramenta Statistical Package for Social Science (SPSS). As estatísticas efetuadas foram de análise de frequência, respectiva percentagem, e a ilustração em forma de tabelas. Nesta pesquisa, ignorou-se o método tradicional de estatística inferencial, como forma de permitir que a discussão seja na observação atenciosa e tratamento especifico das respostas envolvidas a cada questão, agrupando assim o conteúdo das respostas de acordo com as variáveis e aspectos que afetam o fenómeno estudado com o intuito de não globalizar e ou aproximar opiniões fazendo com que os detalhes de cada categoria da questão sejam compreendidos por si só. Dos resultados colhidos, notou-se que das principais variáveis, a de remuneração com pontuação de (87,7%), Promoção com (70,5%), Benefícios com (53%), Condições de trabalho com (58%) e a comunicação com (53%), em todas tabelas apresentam tendência de insatisfação em uma das questões da categorial principal, comparativamente aos outros. Contudo, apesar de que se notou a não satisfação por questões mais específicas e não no contexto global das variáveis, isto mostra que o governo tem a responsabilidade de incrementar mais ações que impactem de forma positiva aos funcionários de modo que eles prestem serviços de qualidade aos interessados.
Palavras-Chave: Condições de trabalho. Remuneração. Benefícios. Relacionamento com Chefia. Relacionamento entre colegas.
Abstract
The main objective of this research was to evaluate and discuss the factors that interfere with job satisfaction among employees at the Chókwè District Government headquarters. It was developed through a case study, data collection was through primary sources associated with a questionnaire survey. , and the data were processed using statistical procedures with the Statistical Package for Social Science (SPSS) tool. The descriptive statistics carried out were frequency analysis, respective percentage, and illustration in the form of tables. In this research, the traditional method of inferential statistics was ignored, as a way of allowing the discussion to involve careful observation and specific treatment of the answers involved in each question, thus grouping the content of the answers according to the variables and aspects that affect the phenomenon studied with the aim of not globalizing or bringing together opinions, ensuring that the details of each category of the issue are understood on their own. From the results collected, it was noted that of the main variables, remuneration with a score of (87.7%), Promotion with (70.5%), Benefits with (53%), Working conditions with (58%) and communication with (53%), in all tables there is a tendency towards dissatisfaction in one of the questions in the main category, compared to the others. However, despite the fact that non-satisfaction was noted due to more specific issues and not in the global context of the variables, this shows that the government has a responsibility to increase more actions that have a positive impact on employees so that they provide quality services to interested parties.
Keywords: Working conditions. Remuneration. Benefits. Relationship with Management. Relationship between colleagues.
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