A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE ENDIVIDAMENTO COMO GESTÃO DO CONHECIMENTO NA TOMADA DE DECISÃO EM TEMPOS DE CRISE

Autores

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP - Mestrado
  • Gilberto Medeiros Borges Junior UNIARP
  • Sandra Mara Bragagnolo UNIARP
  • Joel Haroldo Baade UNIFEBE - UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i2.1579

Palavras-chave:

Indicadores econômico-financeiros, gestão do conhecimento, tomada de decisão.

Resumo

Nos tempos hodiernos, a crise é uma constante que deve ser levada em consideração para a tomada de decisão. As empresas brasileiras, por estarem inseridas num cenário cuja economia é instável, precisam buscar diariamente informações na contabilidade sobre sua situação financeira, visando extrair dados que auxiliem na tomada de decisão. Tendo em vista isso, o presente artigo tem como objetivo realizar uma abordagem sobre a importância dos principais indicadores econômicos, financeiros e de endividamento como gestão do conhecimento na tomada de decisão. Diante deste contexto, serão abordados conceitos, objetivos, tipos e vantagens da análise econômica, financeira e de endividamento que podem ser realizadas em uma empresa. Para isso, a pesquisa será de forma descritiva com base bibliográfica. Conclui-se que esse estudo dará condições de conhecer a situação econômico-financeira de uma organização, analisando-a através de três pontos fundamentais: Liquidez, Rentabilidade e Endividamento. Ter ciência disso é essencial para a tomada de decisão, uma vez que a empresa precisa ter conhecimento da sua situação patrimonial para efetuar investimentos e projeções futuras.

Palavras-Chave: Indicadores econômico-financeiros. Gestão do conhecimento. Tomada de decisão.

 

The importance of economic, financial and debt indicators as knowledge management in decision-making in crisis times

Abstract: In modern times, the crisis is a constant that must be taken into account for decision making. Brazilian companies, because they are inserted in a scenario in which economy is unstable, need to daily seek information in the accounting about their financial situation, in order to extract data that aid in decision making. Thus, the present article aims to make an approach on the importance of the main economic, financial and debt indicators as knowledge management in decision making. Given this context, concepts, objectives, types and advantages of economic, financial and indebtedness analysis that can be carried out in a company will be addressed. For this, the research will be descriptive on a bibliographic basis. It is concluded that this study will provide conditions to know the economic-financial situation of an organization, analyzing it through three fundamental points: Liquidity, Profitability and Indebtedness. Knowing this is essential for decision making, since the company needs to be aware of its financial position to make future investments and projections.

Keywords: Economic indicators. Economic and financial indicators. Knowledge management. Decision-making.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP - Mestrado

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA,  Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA - SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela  UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC (andamento). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP (CRA/SC nº 6-01537), Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia (andamento). Bacharel em Administração pelo Instituto Cotemar (andamento). Participa do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Ética Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) da UNIARP (CNPq). É professor tutor e autor do material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos e Ética Cidadania e Sustentabilidade, ofertadas em cursos a distância na UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.  É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Psicologia e Administração.

Gilberto Medeiros Borges Junior, UNIARP

Mestrando em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (andamento 2017), Especialista em Gestão Estratégicas de Finanças, Contabilidade e Controladoria pela UNIARP ( 2017), Especialização em Planejamento Tributário, Controladoria, Auditoria e Perícia pela UNIARP (2015), Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIARP (2014). EAD Regulamento de ICMS-SC pela Prince Consultoria (2015). Atualmente analista contábil na empresa Rodoviário Monte Sereno LTDA - Grupo Carboni e Professor de ensino superior na UNIARP. Participa do Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento (GECID) da UNIARP (CNPq)

Sandra Mara Bragagnolo, UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP e pós-graduanda em Docência para o Ensino Superior pela mesma instituição. É especialista em Metodologia do Ensino de Línguas (2007) pela Universidade do Contestado - UnC; licenciada em Letras (2004) e graduada em Administração de Empresas (1995) pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade. Desde 2007, atua no Ensino Superior. Atualmente, atua como docente no programa de Pós-Graduação Lato Sensu de MBA em gestão de pessoas e business; ministra as disciplinas de Teoria da Administração I e II no Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP em Caçador; e Estágio Supervisionado em Administração no campus de Fraiburgo. É professora tutora e autora do material didático das disciplinas de Português e de Redação; e tutora e coautora do material da disciplina de Modelos de Gestão, ofertadas em cursos a distância na UNIARP.

Joel Haroldo Baade, UNIFEBE - UNIARP

Possui Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Tem especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). É graduado em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A sua formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Também tem formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, é professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). É editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. É coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Membro do Projeto Associado em Rede Interdisciplinar em Sistemas Produtivos - PPGISP (UNIPLAC/UNESC/UNIVILLE/UNIFEBE/UNIBAVE/UNIDAVE/UNIARP).

Referências

HERNANDES, Carlos Alberto.; CRUZ, Cláudio Silva da.; FALCÃO, Sérgio Dagnino. Combinando o Balanced Scorecard com a Gestão do Conhecimento. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, vol. 01, n. 12. 2000. Disponível em: <http://sistemas.aids.gov.br/incentivo/Biblioteca/Gestao_governanca/bsc_e_gestao_do_conhecimento.pdf>. Acesso em: 21 nov 2017.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1993.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCAS, Douglas Ribeiro; LUCAS, Denilson da Silva. Capital Intelectual: Conhecimento, Habilidade e Competências que Geram Receitas. Revista Mineira de Contabilidade. Minas Gerais, 2010, vol. 2, n. 38. Disponível em: <http://revista.crcmg.org.br/index.php?journal=rmc&page=article&op=view&path%5B%5D=352&path%5B%5D=156>. Acesso em: 21 nov 2017.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade Empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MOROZINI, João Francisco. Análise Econômico-Financeira de Sociedade Anônimas em Precesso de Concordata na Cidade de Curitiba-PR. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis – área de Controladaria) – Curso de Mestrado em Ciências Contábeis. FURB, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_d754307c1abcd8b1db75ccfde7b70636>. Acesso em: 21 nov 2017.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeiras das Empresas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SOARES, Maria Aparecida. Análise de Indicadores para Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro de Operadoras de Planos de Saúde Brasileiras: Uma Aplicação da Análise Fatorial. 2006. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciência Contábeis) Curso de Mestrado em Ciências Contábeis. USP, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-15122006-121519/pt-br.php>. Acesso em: 21 nov 2017.

TERRA, José Claudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócios, 2000.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Finanças Aplicadas para Empresas de Sucesso. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

REGERT, R.; BORGES JUNIOR, G. M.; BRAGAGNOLO, S. M.; BAADE, J. H. A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE ENDIVIDAMENTO COMO GESTÃO DO CONHECIMENTO NA TOMADA DE DECISÃO EM TEMPOS DE CRISE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 67–83, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i2.1579. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1579. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>