AS ÂNCORAS DE CARREIRA DA GERAÇÃO Z

GENERATION Z CARRER ANCHORS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i2.2455

Keywords:

Ancora de carreira, Geração Z, Teste, Formação

Abstract

Contextualizar as âncoras de carreiras de jovens da geração Z em formação profissional. O desenvolvimento de carreira é fundamental para qualquer profissional com muitas variáveis, que comandam o comportamento para que se tenha uma compreensão de quais os valores que movem o mundo profissional. Essas âncoras são pilares que orientam as decisões de carreira de cada indivíduo. O teste âncoras de carreira vem com o objetivo fazer com que cada jovem profissional descubra quais delas têm maior peso em sua experiência para o trabalho. O presente estudo vem com a intenção de analisar e comparar as percepções destes 100 jovens respondentes da geração Z sobre carreira e vida profissional. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento de campo. Através de uma pesquisa descritiva quantitativa dos dados. Utilizar-se-á como base de análise o instrumento (inventário de âncoras de carreira) proposto por Schein (1996). Com base nos resultados dos 100 jovens respondentes, as principais âncoras de carreira são: Análise da dimensão competência técnica-funciona (média 3,49); Análise da dimensão segurança e estabilidade (média 3,58); Análise da dimensão senso de dever e dedicação a uma causa (média 3,57); Análise da dimensão desafio puro (média 3,46).

Palavras-Chave: Ancora de carreira. Geração Z. Teste. Formação.

 

Abstract: Contextualize the anchors of the careers of young generation Z in professional training. Career development is fundamental for any professional with many variables, who command the behavior so that one has an understanding of what values move the professional world. These anchors are the pillars that guide each individual's career decisions. The career anchors test comes with the objective of making each young professional discover which ones have greater weight in their work experience. This study comes with the intention of analyzing and comparing the perceptions of these 100 young generation Z respondents about their career and professional life. The research method used was the field survey. Through a descriptive quantitative research of the data. The instrument (inventory of career anchors) proposed by Schein (1996) will be used as the basis for analysis. Based on the results of the 100 young respondents, the main career anchors are: Analysis of the technical competence-function dimension (average 3.49); Analysis of the security and stability dimension (average 3.58); Analysis of the dimension sense of duty and dedication to a cause (average 3.57); Analysis of the pure challenge dimension (mean 3.46).

Keywords: Career anchor. Generation Z. Test. Training.

Author Biographies

Monique Chaicoski , Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Aluna da graduação em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Josiéli Varela Forlin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (2019-2021), na linha de pesquisa em Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). MBA SMART em Gestão de Equipes de Alto Desempenho (2019) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Pós Graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações (2006) pela UNOESC. Graduada em Psicologia (2004) pela Universidade do Contestado (UnC), Atualmente é professora na Uniarp nos cursos de Psicologia e Administração, orientadora de projetos PAEC e FAP, coordenadora do PROESDE/Desenvolvimento. Professora no Senai nas áreas de gestão nos cursos Técnicos e de Aprendizagem. Psicóloga Clínica, atendimento particular individualizado. Palestrante na área de Gestão de Pessoas. Atua em Projetos e Pesquisa na área de Gestão Pessoas.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutor. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da UNIARP.

References

BARTH, T.L. Career anchor theory. Review of Public Personnel Administration, v. 13, n. 4, p. 27-42, 1993

BECKER, F. Os conflitos de gerações na comunicação para o público interno. 2016. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/os-conflitos-de-gera%C3%A7%C3%B5es-na-comunica%C3%A7%C3%A3o-para-o-p%C3%BAblico-fabiana-becker. Acesso em 01 nov. 2020.

BOLDRINI, B.C.; LUCENA, W.L. Os desafios enfrentados pelas organizações atuais pela inserção da geração “Z” no mercado de trabalho. Destarte, Vitória, v.4, n.2, p. 45-63, out. 2014.

CHAPMAN, J.R.; BROWN, B.L. An empirical study of the career anchors that govern career Decisions. Personnel Review, v. 43, n. 5 p. 717-740, 2014.

CIRIACO, Douglas. O que é a Geração Z?. Tec Mundo, 2009. Disponível em:

https://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm. Acesso em 30 out. 2020.

FAGUNDES, M. M. Competência Informacional e Geração Z: um estudo de caso de duas escolas de Porto Alegre. 2011. Trabalho de Conclusão de curso biblioteconomia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

LEVENFUS, R. S. Geração Zapping e o sujeito da orientação vocacional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. Orientação vocacional/ocupacional, novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACHADO, V. B. Diferentes porém iguais. 2010. Disponível em: http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art508.asp. Acesso em: 30 out. 2020.

McCRINDLE, M. The ABC of the XYZ: Understanding global Generations. Sydney: UNSW Press, 2011.

MEDEIROS, C. A. F. Comprometimento organizacional: Um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras. 2003. (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

MENDES, T. Geração Y: forjada pelas novas tecnologias. RBA – Revista Brasileira de Administração. São Paulo, n. 91, p. 52-54, nov./dez. 2012.

OBREGON, Sandra Leonara et al. Geração z: compreendendo as aspirações de carreira de estudantes de escolas públicas e privadas. Revista de Administração. v. 15, n. 26, p. 84-108, dez. 2016.

RODRIGUES, A. C. L.; BORMIO, S. N. G. Escolha profissional: tarefa complexa na adolescência. In: II Simpósio Internacional de Educação Linguagens Educativas: perspectivas interdisciplinares na atualidade, Bauru/SP, 2008.

SCHEIN, E. H. Career anchors and career paths: A panel study of management school graduates. In: MAANEN, J. Van (Ed.). Organizational careers: Some new perspectives. London: John Wiley, 1977.

SCHEIN, E.H. Career dynamics: matching individual and organizational needs. Reading, MA: Addison- Wesley.1978.

SCHEIN, Edgar, H. Identidade profissional: como ajustar suas inclinações a suas opções de trabalho. Tradução de Margarida D. Black. São Paulo: Nobel, 1996.

SERRANO, Daniel Portillo. Geração Z. 2010. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_Z.htm. Acesso em 05 nov. 2020.

VELOSO, E.F.R.; DA SILVA, R.C.; DUTRA, J. S. Gerações e Carreira: A Relação entre as Percepções sobre Carreiras Inteligentes e sobre Crescimento Profissional nas Organizações. In: XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

Published

2021-12-22

How to Cite

CHAICOSKI , M.; FORLIN, J. V.; BAADE, J. H. AS ÂNCORAS DE CARREIRA DA GERAÇÃO Z: GENERATION Z CARRER ANCHORS. Vision Journal: Organizational Management, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 2, p. 115–127, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i2.2455. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2455. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>