FORMAÇÃO EDUCACIONAL E IDENTIDADE: ESTUDO DE CASO JUNTO A REPRESENTANTES DE UMA CIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1452Abstract
Esse artigo é parte de uma pesquisa feita sobre traços identitários de sujeitos da cidade de Caçador, SC, sob diferentes aspectos. Neste, apresenta-se análise sobre como a formação educacional está vinculada à construção de traços de identidade da população em estudo. O levantamento de dados foi feito a partir de duas fontes: referências bibliográficas e entrevistas não diretivas gravadas que possibilitaram a descrição de alguns traços identitários da população em estudo. Essas entrevistas foram analisadas, utilizando-se de abordagem qualitativa empírica, de cunho interpretativo. Foram entrevistadas pessoas de três gerações de cinco famílias residentes em diferentes bairros da cidade, totalizando 15 sujeitos, entre homens e mulheres. Os resultados apontaram para traços recorrentes de como as pessoas entrevistadas se preocupam com a formação educacional, relacionando-a a assegurar o futuro e garantir melhorias na qualidade de vida. Para os entrevistados, a formação educacional concorre com algumas dificuldades. Para os integrantes da primeira geração, registrou-se a distância física entre escola e residência e a falta de incentivo dos pais. Para os membros da segunda geração, as dificuldades se associam à escassez de recursos financeiros e obrigações com trabalho e com a ocorrência de gravidez não planejada. Os integrantes da terceira geração entrevistada demonstram acesso facilitado à formação educacional e demonstram consciência de sua importância. Entretanto, não somente para essa geração, mas também para as duas anteriores, percebe-se que existem diferentes concepções sobre a validade da formação, de acordo com a cultura que predomina no âmbito familiar de cada indivíduo.
Palavras-chave: Identidade. Formação educacional. Cultura regional. Caçador – Santa Catarina.
ABSTRACTThis article is part of a research about identity traits of subjects from the city of Caçador, SC, under different aspects. In this, an analysis is presented on how the educational training is linked to the formation of traces of identity of the study population. Data collection was done from two sources: bibliographical references and recorded non-directive interviews that enabled the description of some identity traits of the study population. These interviews were analyzed, using an empirical qualitative approach, with an interpretative character. People from three generations of five families living in different neighborhoods of the city were interviewed, totaling 15 subjects, among men and women. The results pointed to recurrent traits of how the interviewed people are concerned with the educational training, relating it to ensuring the future and improvements in quality of life. For the interviewees, educational training competes with some difficulties. For the members of the first generation, the physical distance between school and residence and the lack of incentive from the parentes was recorded. For the second-generation members, the difficulties associate with shortage of financial resources, with obligations related to work and with the occurance of unplanned pregnancy. The members of the third generation interviewed demonstrate easy access to education, and awareness of its importance. However, not only for this generation, but also for the two previous ones, different conceptions about the validity of educational training can be perceived, according to the culture that predominates in the family background of each individual.
Keywords: Identity. Educational training. Regional culture. Caçador – Santa Catarina.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).