ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E SUA INCLUSÃO NAS AULAS ONLINE

STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND THEIR INCLUSION IN ONLINE CLASSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.2982

Palabras clave:

Autismo, Inclusão, Mediação Pedagógica, Aulas online

Resumen

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio caracterizado precocemente, com múltiplos impactos no desenvolvimento humano voltado às áreas de comunicação, interação e aprendizado, sendo uma temática muito debatida na atualidade devido a sua complexidade. Neste contexto, a escola deve ser um espaço inclusivo e respeitoso, que se adequa as particularidades de cada indivíduo, ofertando um ensino capaz de formar a todos de maneira integral, independentemente de suas limitações. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância da inclusão e a mediação de atividades via Plataformas Online a alunos com TEA, realizando a inclusão destes jovens em todas as esferas. A pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa, utilizou-se ainda o método dedutivo, partindo-se de premissas gerais para alcançar um resultado específico. Se faz fundamental a existência de ações para o desenvolvimento de atividades nas aulas online voltadas as crianças que possuem TEA, pois o papel da escola, docentes e família é essencial nesse momento, para que assim a criança possa ter a possibilidade de se desenvolver integralmente.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Mediação Pedagógica. Aulas Online.

 

ABSTRACT

Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a disorder characterized early, with multiple impacts on human development focused on the areas of communication, interaction and learning, being a topic much debated today due to its complexity. In this context, the school must be an inclusive and respectful space, which adapts to the particularities of each individual, offering a teaching capable of forming everyone in an integral way, regardless of their limitations. In this way, this article aims to reflect on the importance of inclusion and the mediation of activities via Online Platforms to students with ASD, carrying out the inclusion of these young people in all spheres. The research is of a basic nature with a qualitative approach, the deductive method was also used, starting from general premises to achieve a specific result. The existence of actions for the development of activities in online classes aimed at children who have ASD is essential, as the role of the school, teachers and family is essential at this time, so that the child can have the possibility to fully develop.

Keywords: Autism. Inclusion. Pedagogical Mediation. Online Classes.

Biografía del autor/a

Carine Alves dos Santos, Município de Videira - SC

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Mestre em Educação pela Universidad Tecnologica Intercontinental (UTIC). Docente do Estado de Santa Catarina.

Millady Diany Avila, Docente da Rede Estadual de Educação – SC

Especialista em Educação Inclusiva pela UNIASSELVI. Docente da Rede Estadual de Educação – SC em Videira SC.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor. Docente nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Aline Sartorel, SENAC

Metre em Educação, UNOESC. Coordenadora do Núcleo Educacional de Educação Básica e Superior do SENAC – Videira SC.

Gilberto Medeiros Borges Junior, SENAC

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade, UNIARP. Docente do SENAC – Videira SC.

Sabrina Frigotto, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Acadêmica da 8ª fase do Curso de Direito da UNIARP.

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Publicado

2023-06-23

Cómo citar

Regert, R., Alves dos Santos, C., Diany Avila, M., Baade, J. H., Sartorel, A., Medeiros Borges Junior, G., & Frigotto, S. (2023). ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E SUA INCLUSÃO NAS AULAS ONLINE : STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND THEIR INCLUSION IN ONLINE CLASSES. Professare, 12(2), e2982-e2982. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.2982

Número

Sección

Dossiê: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - estudos, possibilidades e práticas pedagógicas

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