ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE ASSOCIADOS AO USO DO TELEFONE CELULAR PARA RELAÇÕES DE TRABALHO
ANALYSIS OF STRESS LEVELS ASSOCIATED WITH THE USE OF CELL PHONE FOR WORK RELATIONSHIPS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3264Palabras clave:
Estresse. Uso do Telefone Celular.Resumen
O trabalho é espaço de desenvolvimento humano, em que as pessoas descobrem suas habilidades e potencialidades, entretanto, nesse ambiente, são submetidas a desgastes e sintomas associados ao estresse, os quais podem prejudicar sua saúde. Diante dessa problemática, essa pesquisa quantitativa e descritiva, mediante a aplicação de questionário, analisa como o uso do telefone celular para fins de trabalho impacta nos níveis de estresse dos trabalhadores. Chegou-se à conclusão de que 46,31% manifesta sinais de estresse. Sobre as percepções a respeito da utilização do telefone celular para fins de trabalho, identificou-se que 44,4% dos respondentes não estão satisfeitos com o uso de seus números e aparelhos pessoais para fins de trabalho, pois pensam que a empresa deveria disponibilizar números corporativos, orientando para que os funcionários só venham a utilizar dentro dos horários de expediente. As percepções dos respondentes convergem todas para a ideia de que o uso do telefone celular para fins de trabalho precisa passar por ajuste, pois, pelo que mostram os dados dessa pesquisa, contribui para o aumento do estresse.
Palavras-Chave: Estresse. Uso do Telefone Celular.
Abstract: Work is a space for human development, where people discover their abilities and potential, however, in this environment, they are subjected to stress-related wear and symptoms, which can harm their health. In light of this issue, this quantitative and descriptive research, through the administration of a questionnaire, analyzes how the use of cell phones for work purposes impacts the stress levels of workers. It was concluded that 46.31% show signs of stress. Regarding perceptions about the use of cell phones for work purposes, it was identified that 44.4% of respondents are not satisfied with the use of their personal numbers and devices for work purposes, as they believe the company should provide corporate numbers and guide employees to only use them during working hours. The respondents' perceptions all converge on the idea that the use of cell phones for work purposes needs to be adjusted, as indicated by the data from this research, which suggests that it contributes to increased stress.
Keywords: Stress. Cell Phone Use.
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