GESTÃO EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE BEBÊS E DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS
EDUCATIONAL MANAGEMENT AND TEACHING TRAINING IN CONSTRUCTING THE IDENTITY OF BABY AND VERY SMALL CHILDREN'S TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v9i1.2447Resumen
A atuação da gestão escolar requer a constante aprendizagem e um olhar empático voltado à coletividade. Este artigo apresenta uma discussão teórico-prática a partir do Estágio Supervisionado IV, tendo como objeto de pesquisa a gestão educacional. O objetivo do estudo foi refletir sobre o papel da Gestão Escolar na elaboração de uma proposta educativa democrática e participativa que promova e viabilize oportunidades para a formação docente continuada. A realização deste trabalho contou com um estudo teórico à luz dos estudiosos Darling-Hammond e Bransford (2019); Imbernón (2012) e Nóvoa (2019) que abordam a formação de professores; Lück (1997, 2009, 2014) e Libâneo (2012, 2015) que discutem a gestão escolar; Gonzalez-Mena e Eyer (2014) que debatem sobre um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. A opção metodológica para subsidiar essa pesquisa se constitui numa abordagem qualitativa tomando a pesquisa-ação como perspectiva da investigação e transformação da realidade. Para tal, foi apresentado um plano de ação destinado às educadoras da Rede Municipal de Ensino de Brusque que atuam com bebês e crianças bem pequenas. As estratégias de formação utilizadas promoveram algumas ações, como: a interlocução entre teoria e prática por meio do estudo do tema “Apego”; registro escrito no diário de bordo; partilha das considerações no grupo de estudos; mobilização de reflexões sobre o papel da gestão na construção da identidade pessoal do professor; qualificação na relação com a especificidade do trabalho educativo do professor de bebês e crianças bem pequenas; compreensão da gestão sobre a proposta de formação permanente.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Formação de Professores. Bebês. Crianças bem pequenas.
ABSTRACT
The performance of school management requires constant learning and an empathic look towards the community. This article presents a theoretical-practical discussion based on Supervised Internship IV, with educational management as the object of research. The objective of the study was to reflect on the role of the School Manager in the elaboration of a democratic and participative educational proposal that promotes and enables opportunities for continuing teacher education. The realization of this work included a theoretical study in the light of the scholars Darling-Hammond and Bransford (2019); Imbernón (2012) and Nóvoa (2019) that address teacher training; Lück (1997, 2009, 2014) and Libâneo (2012, 2015) who discuss school management; Gonzalez-Mena and Eyer (2014) who debate about an education and care curriculum based on qualified relationships. The methodological option to support this research is a qualitative approach taking action research as a perspective of investigation and transformation of reality. To this end, an action plan was presented to educators from the Municipal Education Network of Brusque who work with babies and very young children. The training strategies used promoted some actions, such as: the dialogue between theory and practice through the study of the theme “Attachment”; record written in the logbook; sharing of considerations in the study group; mobilization of reflections on the role of management in the construction of the teacher's personal identity; qualification in relation to the specificity of the educational work of the teacher of babies and very young children; management's understanding of the proposal for ongoing formation.
Keywords: School management. Teacher training. Babies. Very small children
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).