O PROTAGONISMO JUVENIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
THE YOUTH PROTAGONISM IN SCHOOL CONTEXTS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3335Palabras clave:
Protagonismo escolar, Juventude, Contexto escolarResumen
A juventude vem demarcando um campo de mudanças, de lutas e de conquistas na sociedade. Tais mudanças vêm favorecendo a quebra de alguns paradigmas e, ainda, instalando outros. O próprio conceito de juventude que a sociedade contemporânea vem adotando, aponta um olhar além das questões biológicas, se ocupando, sobretudo, com o jovem que assume o desafio de agir, interagir e influenciar as estruturas existentes. Essa questão, a do protagonismo juvenil, quando discutida no contexto escolar, pode ganhar espaço e promover a ampla participação do jovem como verdadeiro ator da dinâmica escolar. Com o objetivo de perceber como os profissionais visualizam esta questão no interior das escolas, esta pesquisa, sob a metodologia do grupo focal, percebeu que estes movimentos são marcados mais pelas exigências legais - instituídas por documentos ou ações que são impostas às unidades escolares, do que pelos desejos e necessidades dos próprios jovens.
Palavras-chave: Protagonismo escolar. Juventude. Contexto escolar.
ABSTRACT
The youth has been demarcating a field of changes, fights and achievements in society. Such changes have been favoring the breaking of some paradigms and also installing others. The very concept of youth that contemporary society has been adopting points to a look beyond biological issues, focusing, above all, on young people who take on the challenge of acting, interacting and influencing existing structures. The issue of youth protagonism, when discussed in the school context, can gain space and promote the broad participation of young people as true actors in school dynamics. With the aim of understanding how professionals see this issue within schools, this research, using the focus group methodology, realized that these movements are marked more by legal requirements - established by documents or actions that are imposed on school units, rather than by the desires and needs of young people themselves.
Keywords: School protagonism. Youth. School context.
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