O BRASIL E SEU MODELO DE GESTÃO POLÍTICA

Autores

  • Cristiane Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Romualdo Theophanes de França Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v1i2.1041

Palavras-chave:

Partidos políticos. Brasil.

Resumo

Este artigo consiste em uma análise teórica, pormenorizada, da evolução do contexto político-normativo brasileiro, no que se refere à representação político-partidária, podem-se constatar diversas deficiências teórico-legais nas quais os Partidos Políticos foram concebidos. A par do enfoque histórico, a abordagem jurídica baliza a pesquisa.

Palavras-Chave: Partidos políticos. Brasil.

POLITICAL PARTIES IN BRAZIL

Abstract: This article consists in a detailed theoretical analysis, of the evolution of the Brazilian political normative context, concerning the political party representation; several theoretical legal deficiencies were shown, in the environment in which the Political Parties were created. Regarding the historical focus, the juridical approach limits the research.

Keywords: Political Parties. Brazil.

Biografia do Autor

Cristiane Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Advogada (OAB/SC 27.513). Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Romualdo Theophanes de França Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Infraestrutura e Gerência Viária; Engenheiro Civil; Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Doutorando em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

SILVA, C.; FRANÇA JÚNIOR, R. T. de; DOS SANTOS, A. M. O BRASIL E SEU MODELO DE GESTÃO POLÍTICA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 1, n. 2, 2017. DOI: 10.33362/visao.v1i2.1041. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1041. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>