“RECREIO ESTENDIDO” EM CONTEXTO DE LIQUIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS NA ESCOLA
“EXTENDED RECESS” IN THE CONTEXT OF LIQUIDITY OF HUMAN RELATIONS AT SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3023Keywords:
Comunicação, Interação, Socialização, Relações sociaisAbstract
No contexto da modernidade líquida, as relações humanas e a capacidade de socialização se fragilizaram. A falta de interação e socialização entre os estudantes de uma escola com diferentes níveis de ensino foram a força motriz para a criação de um projeto com o engajamento do grupo gestor, pedagógico e demais membros da comunidade de uma Escola de Educação Básica em Santa Catarina. O projeto “Recreio Estendido” foi desenvolvido com a intencionalidade de proporcionar aos estudantes momentos de convivência que pudessem contribuir para a melhoria da situação identificada. Metodologicamente, esta produção pode ser caracterizada como um relato de experiência, com abordagem qualitativa do problema de pesquisa. Ao final do ano letivo de 2019, ano em que o projeto foi aplicado, percebeu-se excelentes resultados, especialmente entre os estudantes, validando assim, a importância da valorização das relações interpessoais e da gestão democrática nas instituições.
Palavras-chave: Comunicação. Interação. Socialização. Relações sociais.
ABSTRACT
In the context of liquid modernity, human relationships and the ability to socialize have weakened. The lack of interaction and socialization among students from school with different levels of education was the driving force for the creation of a project with the engagement of the management, pedagogical group and other community members of a Basic Education School in Santa Catarina. The “Extended recess” project was developed with the intention of providing students living moments that could contribute to the improvement of the identified situation. Methodologically, this production can be characterized as an experience report, with a qualitative approach to the research problem. At the end of the 2019 school year, the year in which the project was applied, excellent results were seen, especially among students, thus validating the importance of valuing interpersonal relationships and democratic management in institutions.
Keywords: Communication. Interaction. Socialization. Social relationships.
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