“RECREIO ESTENDIDO” EM CONTEXTO DE LIQUIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS NA ESCOLA

“EXTENDED RECESS” IN THE CONTEXT OF LIQUIDITY OF HUMAN RELATIONS AT SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3023

Palavras-chave:

Comunicação, Interação, Socialização, Relações sociais

Resumo

No contexto da modernidade líquida, as relações humanas e a capacidade de socialização se fragilizaram. A falta de interação e socialização entre os estudantes de uma escola com diferentes níveis de ensino foram a força motriz para a criação de um projeto com o engajamento do grupo gestor, pedagógico e demais membros da comunidade de uma Escola de Educação Básica em Santa Catarina. O projeto “Recreio Estendido” foi desenvolvido com a intencionalidade de proporcionar aos estudantes momentos de convivência que pudessem contribuir para a melhoria da situação identificada. Metodologicamente, esta produção pode ser caracterizada como um relato de experiência, com abordagem qualitativa do problema de pesquisa. Ao final do ano letivo de 2019, ano em que o projeto foi aplicado, percebeu-se excelentes resultados, especialmente entre os estudantes, validando assim, a importância da valorização das relações interpessoais e da gestão democrática nas instituições.

Palavras-chave: Comunicação. Interação. Socialização. Relações sociais.

 

ABSTRACT

In the context of liquid modernity, human relationships and the ability to socialize have weakened. The lack of interaction and socialization among students from school with different levels of education was the driving force for the creation of a project with the engagement of the management, pedagogical group and other community members of a Basic Education School in Santa Catarina. The “Extended recess” project was developed with the intention of providing students living moments that could contribute to the improvement of the identified situation. Methodologically, this production can be characterized as an experience report, with a qualitative approach to the research problem. At the end of the 2019 school year, the year in which the project was applied, excellent results were seen, especially among students, thus validating the importance of valuing interpersonal relationships and democratic management in institutions.

Keywords: Communication. Interaction. Socialization. Social relationships.

Biografia do Autor

Fabiana Ribeiro de França, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP, Caçador.

Daniel Celeste da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP, Caçador.

Ivan Bechtold, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP, Caçador.

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP, Caçador.

Levi Hülse, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP, Caçador.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

França, F. R. de ., Silva, D. C. da ., Bechtold, I. ., Bonin, J. C. ., Hülse, L. ., & Baade, J. H. (2022). “RECREIO ESTENDIDO” EM CONTEXTO DE LIQUIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS NA ESCOLA: “EXTENDED RECESS” IN THE CONTEXT OF LIQUIDITY OF HUMAN RELATIONS AT SCHOOL. Professare, 11(3), e3023-e3023. https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3023

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

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