FOUCAULT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL E O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS
FOUCAULT AND HIS CONTRIBUTIONS TO CURRENT EDUCATION AND THE DEBATE ON PUBLIC POLICIES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2963Palabras clave:
Foucault; Escola; Políticas Públicas.Resumen
A proposta deste artigo é estabelecer uma relação e situar as conexões entre as ideias de Foucault e as demandas da educação atual. Além disso, busca-se aproximar algumas visões foucaultianas com alguns tipos de Políticas Públicas em Educação que atualmente usam estratégias de controle conforme o filósofo apresenta em algumas de suas obras. Resumidamente objetiva-se fazer uma análise de políticas públicas por meio de contribuições das reflexões do próprio Foucault. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Caciano e Silva (2012), Paniago (2005), Santos (2016), Smarjassi e Arzani (2021), Secchi (2014), Foucault (1999, 2008), entre outros. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa e quanto aos objetivos classifica-se como descritiva. Os resultados indicam que há uma relação entre as contribuições de Foucault para a educação atual sobre diversos aspectos. O poder exercido dentro das instituições (como a escola) para disciplinar a sociedade, pode ser compreendido por meio da lógica panóptica, segundo a qual a força que o poder disciplinar exerce tem ligação com os sistemas de controle na contemporaneidade e com os sistemas descritos por Foucault.
Palavras-chave: Foucault. Escola. Políticas Públicas.
ABSTRACT
The purpose of this article is to establish a relationship and situate itself between Foucault's ideas and current education demands. In addition, it seeks to approach Foucauldian views with some types of Public Policies in Education that currently use some control strategies as the philosopher presents in some of his works. Briefly, it aims to analyze public policies through contributions from Foucault himself. Theoretically, the study is based on contributions of authors such as Caciano and Silva (2012), Paniago (2005), Santos (2016), Smarjassi and Arzani (2021), Secchi (2014), Foucault (1999, 2008), among others. Methodologically, we opted for a bibliographic research and a qualitative approach, and in terms of objectives, it is classified as descriptive. The results indicate that there is a relationship between Foucault's contributions to current education on several aspects. The power exercised within institutions (such as schools) to discipline society may be understood through the panoptic logic, according to which the force exerted by disciplinary power is linked to contemporary control systems and to the systems described by Foucault.
Keywords: Foucault. School. Public Policies.
Citas
AGUM, Ricardo; RISCADO, Priscila; MENEZES, Monique. Políticas Públicas: Conceitos e Análise em Revisão. Revista Agenda Política - Ufscar, v. 3, n. 2, p. 12-42, 2015. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/67/63 Acesso em: 14 jun. 2022.
ANASTÁCIO, Lara Pimentel Figueira. Governo das condutas: técnica e reflexão em Foucault. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2017.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 26 jun. 2022.
BRITO, Ana Paula Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Brunna Alves da. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo - MG, v. 20, p. 1-15, 07 abr. 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/issue/view/145. Acesso em: 29 jul. 2022.
CACIANO, Caroline; SILVA, Giuliana Arboite da. Foucault e educação: as práticas de poder e a escola atual. Revista e-Ped (FACOS/CNEC - Osório), v. 2, n. 1, p. 98-108, ago. 2012. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17580/material/foucault_e_educacao_-_as_praticas_de_poder_e_a_escola_atual.pdf Acesso em: 06 jun. 2022.
FIGUEIREDO, Valdete de. A evasão escolar no EJA: educação de jovens e adultos, sob o olhar foucaultiano. 2017. 246 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Lages, 2017. Disponível em: https://data.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/dissertacoes/199182addcc9fa6d03547a9f51d26885.pdf Acesso em: 08 jun. 2022.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 20ª Ed. Vozes. Petrópolis,1999.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lucia. Foucault e a educação: entre o poder disciplinar e as técnicas de si (é possível educar para a liberdade?). Educação em Revista, v. 19, n. 2, p. 27-44, 19 nov. 2018. Faculdade de Filosofia e Ciências. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.03.p27. Acesso em 15 out. 2022
Guia do Estudante 2017. Michel Foucault. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/michel-foucault/. Acesso em: 19 out. 2022
LEAL, Guilherme de Freitas. Foucault e a Filosofia: da crítica do Mesmo à Abertura para o Outro. (Tese de Doutorado – PPGF- UFG) 2022. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/12168/3/Tese%20-%20Guilherme%20de%20Freitas%20Leal%20-%202022.pdf Acesso em: 10 set. 2022.
LÔBO, Daniella Couto. Michel Foucault: a sociedade punitiva e a educação. 2017. Tese (Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3844. Acesso em: 20 set. 2022
MOURA, Thelma Maria de. Foucault e a escola: disciplinar, examinar, fabricar. (Tese de Doutorado – PPGF- UFG) 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1985/1/Dissertacao_Thelma_Moura_educacao.pdf Acesso em: 20 set. 2022
OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: PUC Goiás, p. 93-99, 2010. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/texto-4-pol%C3%8Dticas-p%C3%9Ablicas-educacionais.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.
O QUE É UMA POLÍTICA PÚBLICA E COMO ELA AFETA SUA VIDA? 2020. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida/. Acesso em: 16 jun. 2022.
O QUE SÃO POLÍTICAS EDUCACIONAIS. 2019. Blog da Faculdade UNYLEYA. Disponível em: https://blog.unyleya.edu.br/insightsconfiaveis/o-que-sao-as-politicas-educacionais/. Acesso em: 25 maio 2022.
PANIAGO, Maria Lourdes Faria. Vigiar e punir na escola: a microfísica do poder. Itinerarius Reflectionis, v. 1, n. 1, p. 2-13, 2005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/20400. Acesso em: 04 jun. 2022.
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. PROGRAMA DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR - APOIA. 2022. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/27209-programa-de-combate-a-evasao-escolar-apoia. Acesso em: 20 jun. 22.
SANTOS, Júlio César Feitosa dos. Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar. Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho (Ro), v. 5, n. 3, p. 101-112, jun. 2016. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17580/material/foucault_e_educacao_-_as_praticas_de_poder_e_a_escola_atual.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. Ed. Cengage Learning, São Paulo, 2014.
SILVA, Allan Gustavo Freire da; MOTA, Leonardo de Araújo e; DORNELAS, Carina Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A relação entre Estado e políticas públicas: uma análise teórica sobre o caso brasileiro. Revista Debates, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 25-42, abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/72132/0 Acesso em: 17 jun. 2022.
SILVA, Anderson Aparecido Lima da. Crítica e poder: Michel Foucault nas encruzilhadas do Esclarecimento. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-20082019-123014/publico/2019_AndersonAparecidoLimaDaSilva_VCorr.pdf Acesso em: 15 set. 2022.
SMARJASSI, Celia; ARZANI, Jose Henrique. As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, 27 de abril de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/15/as-politicas-publicas-e-o-direito-a-educacao-no-brasil-uma-perspectiva-historica. Acesso em: 17 jun. 2022.
VARGAS, Claudeonor Antônio de. Exercício de si e formação humana em Michel Foucault. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://tede.upf.br//jspui/bitstream/tede/2225/2/2021ClaudeonorA.deVargas.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).