FOUCAULT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL E O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

FOUCAULT AND HIS CONTRIBUTIONS TO CURRENT EDUCATION AND THE DEBATE ON PUBLIC POLICIES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2963

Palabras clave:

Foucault; Escola; Políticas Públicas.

Resumen

A proposta deste artigo é estabelecer uma relação e situar as conexões entre as ideias de Foucault e as demandas da educação atual. Além disso, busca-se aproximar algumas visões foucaultianas com alguns tipos de Políticas Públicas em Educação que atualmente usam estratégias de controle conforme o filósofo apresenta em algumas de suas obras. Resumidamente objetiva-se fazer uma análise de políticas públicas por meio de contribuições das reflexões do próprio Foucault. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Caciano e Silva (2012), Paniago (2005), Santos (2016), Smarjassi e Arzani (2021), Secchi (2014), Foucault (1999, 2008), entre outros. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa e quanto aos objetivos classifica-se como descritiva. Os resultados indicam que há uma relação entre as contribuições de Foucault para a educação atual sobre diversos aspectos. O poder exercido dentro das instituições (como a escola) para disciplinar a sociedade, pode ser compreendido por meio da lógica panóptica, segundo a qual a força que o poder disciplinar exerce tem ligação com os sistemas de controle na contemporaneidade e com os sistemas descritos por Foucault.

Palavras-chave: Foucault. Escola. Políticas Públicas.

ABSTRACT

The purpose of this article is to establish a relationship and situate itself between Foucault's ideas and current education demands. In addition, it seeks to approach Foucauldian views with some types of Public Policies in Education that currently use some control strategies as the philosopher presents in some of his works. Briefly, it aims to analyze public policies through contributions from Foucault himself. Theoretically, the study is based on contributions of authors such as Caciano and Silva (2012), Paniago (2005), Santos (2016), Smarjassi and Arzani (2021), Secchi (2014), Foucault (1999, 2008), among others. Methodologically, we opted for a bibliographic research and a qualitative approach, and in terms of objectives, it is classified as descriptive. The results indicate that there is a relationship between Foucault's contributions to current education on several aspects. The power exercised within institutions (such as schools) to discipline society may be understood through the panoptic logic, according to which the force exerted by disciplinary power is linked to contemporary control systems and to the systems described by Foucault.

Keywords: Foucault. School. Public Policies.

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

Bechtold, I., & Bonin, J. C. (2022). FOUCAULT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL E O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: FOUCAULT AND HIS CONTRIBUTIONS TO CURRENT EDUCATION AND THE DEBATE ON PUBLIC POLICIES. Professare, 11(1), e2963-e2963. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2963

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